PICPlast inaugura Estação Plástico Transforma

    26/02/2019

    Estação Plástico Transforma reforça para crianças a importância da reciclagem

    Promover uma experiência sensorial que resulte em uma nova percepção sobre o plástico entre futuros formadores de opinião. Esta é a proposta da Estação Plástico Transforma, uma parceria do PICPlast com o parque temático KidZania, voltado para o público infanto-juvenil. O espaço, que começou a funcionar no fim de janeiro, reproduz de forma lúdica as principais etapas do processo de reciclagem do plástico, permitindo que as crianças participem de todo o ciclo.

    Instalada no segundo andar do parque, a Estação Plástico Transforma possuiu 18m² e realiza cerca de 15 sessões por dia, cada uma com capacidade de receber até 6 crianças. Ao entrar no local, os pequenos recicladores recebem um colete de identificação e orientações sobre a coleta de resíduos plásticos. A partir daí, eles saem pelo parque até os estabelecimentos que possuem material a ser reciclado. Após a coleta, eles voltam para a Estação e começam a observar todo o processo: separação manual dos tipos de plástico na esteira, a passagem pelo moinho, a separação por densidade, a secagem, a chegada do material na extrusora e, posteriormente, na injetora. Ao final do ciclo, as crianças percebem que o resíduo plástico reciclado foi transformado em óculos coloridos que elas podem levar para casa.

    De acordo com Fábio Santos, diretor executivo da Braskem, a ideia central é informar e educar gerações futuras sobre o descarte correto do plástico, por meio de uma experiência divertida e interativa, assim como acontece nas demais atividades do parque. “Esperamos despertar a consciência sobre a reciclagem e, por consequência, promover positivamente a imagem do plástico e sua importância para a indústria recicladora”. Segundo o executivo, a iniciativa reforça o diálogo e fortalece os elos entre a cadeia do plástico e a sociedade.

    “A atividade proporciona uma nova percepção da matéria-prima plástica, ensina as crianças a se relacionar com o resíduo e, desta forma, aprender um dos importantes aspectos da economia circular”, explica Paulo Henrique Rangel Teixeira, diretor superintendente da ABIPLAST. Para Paulo, a ação mostra o quanto o PICPlast e a cadeia de transformação estão comprometidos com a missão de educar e sensibilizar a população sobre a reciclagem. “A Estação Plástico Transforma também traz um benefício social, uma vez que valoriza a função do coletor de resíduos, tão importante para a indústria. A atividade faz com que a KidZania seja realmente uma cidade completa”.

    FONTE: Site PICPlast

    Próximos Eventos

    37º Encontro Nacional do Plástico | Edição Online

    27/11/2020 - Online

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.