NOVAS TECNOLOGIAS NA SAÚDE E O PLÁSTICO

    25/09/2019

    Inovações na área de saúde são sempre surpreendentes, em particular aquelas que são favorecidas pelo uso do plástico. Avanços na tecnologia médica são positivos para todos, desde os bebês até os idosos.

    Enxerto de pele feito de plástico

    Um time de engenheiros e químicos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo tipo de enxerto de pele feito com plástico. Há duas grandes vantagens com relação aos enxertos já existentes. A primeira é o fato de poder se regenerar ilimitadamente, sendo que o processo leva cerca de 30 minutos em temperatura ambiente. A segunda é ser sensível ao toque, graças à capacidade de conduzir eletricidade, algo nunca antes realizado.

    Os recursos que tornam essa novidade tão exclusiva foram obtidos por meio da mistura de dois materiais: o plástico, para proteger a região onde é aplicado, e pequenas partículas de níquel, ótimo condutor de eletricidade. A tecnologia ainda está passando por testes, mas é uma promessa para a recuperação de lesões nesse órgão tão importante para o nosso corpo.

    Próteses mecânicas de plástico ecológico

    Outra inovação é a manufatura de próteses mecânicas em impressoras 3D com biopolímeros (produzidos a partir de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, a beterraba, o milho e outras espécies). No caso da mão mecânica, a matéria-prima é o PLA – poliácido láctico constituído por moléculas de ácido láctico –, um ácido orgânico de origem biológica que é obtido a partir do amido do milho e da beterraba.

    Confira a íntegra da matéria no site do Movimento Plástico Transforma: http://www.plasticotransforma.com.br/novas-tecnologias-na-saude-e-o-plastico

    Próximos Eventos

    WASTE EXPO BRASIL

    12/11/2019 - São Paulo / SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.