MOVIMENTO PLÁSTICO TRANSFORMA REALIZA AÇÃO DE COLETA DOS COPOS PLÁSTICOS NA 97ª CORRIDA INTERNACIONAL DE SÃO SILVESTRE

    20/12/2022

    Iniciativa vai recolher os copos plásticos usados pelos atletas, encaminhará para a reciclagem e promoverá transformação em novos objetos a serem doados a escolas

    Os copos plásticos de água a serem distribuídos aos participantes da 97ª Corrida Internacional de São Silvestre, no próximo dia 31 de dezembro, na capital paulista, serão reciclados e transformados em mesas e cadeiras que serão doadas para escolas. Este é o terceiro ano da ação, resultado de uma parceria do Movimento Plástico Transforma com a Fundação Cásper Líbero e a Yescom.

    Ao longo dos 15 km de percurso da corrida serão distribuídos aos participantes cerca de 500 mil copos plásticos que, após o consumo da água, serão descartados nas vias. Uma equipe contratada pelo Movimento coletará as embalagens, que serão transportadas até uma unidade de reciclagem, onde ocorrerá a fabricação da matéria-prima plástica reciclada e que, posteriormente, dará origem a novos produtos. Com a ação, o evento almeja atingir resíduo zero de material plástico, ou seja, nenhum copo ser transportado aos aterros sanitários. Um dos objetivos da iniciativa é promover a destinação adequada dos resíduos plásticos gerados durante o evento, além da conscientização do público.

    A estimativa da organização da corrida é que neste ano o evento conte com cerca de 32 mil inscritos. O fornecimento de água se faz essencial para a hidratação dos atletas e a embalagem plástica é a mais apropriada para o corredor ingerir o líquido de forma rápida e segura. Além disso, esse tipo de material é bastante versátil, o que facilita a possibilidade de sua transformação em ampla variedade de itens.

    “A ação na São Silvestre tem como objetivo mostrar à sociedade os benefícios que podem ser obtidos com a reciclagem, que por sua vez se torna eficaz quando as pessoas contribuem, realizando o descarte de seus resíduos de forma correta. Além disso, queremos reforçar a importância da reutilização dos materiais e como a economia circular é benéfica para toda a cadeia”, explica Mariana Cardoso, do Movimento Plástico Transforma.

    Edições anteriores
    Em 2021, a ação transformou os copos plásticos coletados e reciclados em 1.200 caixas organizadoras que beneficiaram aproximadamente 6.700 alunos de escolas públicas de São Paulo. Já em 2019, as embalagens foram transformadas em 1.800 lixeiras, doadas para escolas públicas das cidades de Jaguariúna e São Carlos, no interior do estado.

    Sobre o Movimento Plástico Transforma
    Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demostram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversos projetos voltados à sociedade que juntos já impactaram mais de 200 mil pessoas. A iniciativa é uma ação do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico – fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem. Para mais informações acesse as redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

    INFORMAÇÕES À IMPRENSA
    Virta Comunicação Corporativa
    Fernanda Arantes – [email protected] – (11) 99167-8791
    Carolina Neves – [email protected] – (11) 97723-4843

     

    Próximos Eventos

    BIOPLASTICS BRAZIL 2024

    24/04/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.