ISOPOR® AMIGO É PREMIADO EM ENCONTRO DE SUSTENTABILIDADE

    22/06/2021

    Ação em Joinville sensibilizou população sobre a reciclagem do EPS/XPS

    Idealizado por um grupo de fabricantes de descartáveis, recicladores, indústria petroquímica e sindicato, com a ABIPLAST na gestão de projeto e a operacionalização da ODNUM Design & Engenharia (consultoria especializada em projetos inovadores para a sustentabilidade), o projeto piloto do Isopor® Amigo conquistou no dia 11 de junho a segunda colocação no Prêmio de Sustentabilidade em Projeto. A premiação fez parte do IX Encontro de Sustentabilidade em Projeto (ENSUS), uma conferência nacional com participações internacionais que reuniu profissionais de arquitetura, engenharia, design e áreas afins.

    O projeto piloto, que teve ótimos resultados, foi realizado no Perini Business Park, no âmbito do Perini City Lab (Projeto do Ágora Tech Park, operacionalizado pela Macnica DHW), com o principal objetivo de testar o engajamento e a educação sobre destinação correta do EPS/XPS – em especial, bandejas, boxes e marmitas -, por meio de campanha de sensibilização em diversas mídias. O fundamental foi levar à população a informação de que o material é reciclável, desde que higienizado.

    No início do piloto, as pessoas destinaram os materiais nos coletores, mas sem o grau de limpeza adequado para que estes entrem na cadeia de logística reversa. Quando houve veiculação da campanha com comunicação mais direta e pessoal – por e-mail e WhatsApp, os resultados surpreenderam e a qualidade do material subiu de 25% para mais de 70%.

    “Estamos orgulhosos com a premiação. É um programa único, inovador, porque trabalha com dois pilares fundamentais para a promoção da economia circular. Primeiro, a mobilização do consumidor, que recebe informação sobre a importância da destinação correta das embalagens e dos produtos, de forma que estes cumpram a circularidade. Em outra frente, desmistifica o EPS/Isopor®, sempre apontado incorretamente como material não reciclável. Acredito que o Isopor® Amigo cumpriu o objetivo de mobilizar, informar sobre o consumo consciente”, avalia Paulo Teixeira, diretor superintendente da ABIPLAST.

    “Foi uma iniciativa para testar a sensibilização e o engajamento da comunidade no descarte correto de Isopor® pós-consumo. Frequentemente, as embalagens alimentícias de Isopor® são descartadas com os resíduos orgânicos porque a população não sabe que esse material é 100% reciclável se estiver limpo. A campanha levou essa informação e disponibilizou Pontos de Entrega Voluntária em um ambiente controlado para que pudéssemos medir como a informação reverberava na qualidade do material recebido” diz Fernanda Stafford, consultora da ODNUM Design & Engenharia.

    Agora, o Isopor® Amigo está pronto para se consolidar e se transformar em um programa regular, que fomente a responsabilidade compartilhada e a logística reversa do Isopor®. Com o objetivo de formar uma rede nacional de reciclagem do material, o programa contará com site próprio e calendário de ações estruturadas. Está previsto, também, um convênio com a UNIVILLE (Universidade da Região de Joinville), para pesquisar soluções na cadeia de reciclagem do EPS/XPS, além de ações estratégicas para promover o engajamento de comunidades no tema.

    A iniciativa mostra como a responsabilidade compartilhada prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos pode ser colocada em prática, com parceria e união de esforços de todos, incluindo empresas, população, poder público e academia.

    Azeplast, Copobras, Cristalcopo, Isoterm, Knauf, Isorecort (Grupo Mundial), Santa Luzia, SIMPESC, Termotécnica e Unigel foram as empresas participantes da etapa do projeto piloto em Joinville.

    Próximos Eventos

    RECY-PLASTECH VIRTUAL

    03/11/2021 -

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.