EDUCAÇÃO, CAMINHO CERTO PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL

    11/10/2022

    Escolas e os professores são agentes fundamentais para maior conscientização de crianças e adolescentes sobre a importância da reciclagem e da economia circular

    A educação é a via mais poderosa para nos levar a uma ‘transição justa’ para a economia sustentável, revelou uma recente pesquisa divulgada pela Boston Consulting Group (BCG). que. O efeito se multiplica quando os jovens se tornam alfabetizados sobre o clima, pois eles ajudam a instruir suas famílias, e comunidades.

    As escolas são fundamentais na capacitação desses jovens e crianças que serão líderes no futuro. “Um excelente ponto de partida deve ser investir em ações que possam dar o exemplo aos alunos, como disponibilizar lixeiras para descarte seletivo, incentivar e praticar a separação de resíduos. Crianças de todas as idades percebem inconsistências e incoerências de adultos. Se os professores falarem sobre a importância da reciclagem, mas não fizerem a separação de resíduos de forma correta, certamente serão questionados”, explica Mariana Cardoso, membro do Movimento Plástico Transforma.

    Recentemente, alunos de uma escola pública da cidade de São Paulo puderam entender o passo a passo de como os copos plásticos utilizados na Corrida São Silvestre se transformaram em caixas organizadoras usadas nas salas de aula para guardar livros, canetas entre outros objetos do cotidiano. A ação foi uma parceria do Movimento Plástico Transforma com a Secretaria de Educação do município de São Paulo. “Com o projeto as crianças puderam conhecer o processo de reciclagem e utilizar as caixas organizadoras, vivenciando com sentido e significado a utilização de um material reciclado nas atividades cotidianas na escola”, afirma Mariana.

    As parcerias entre o setor da educação, governo e indústria precisam se concentrar em garantir que todos tenham as habilidades e os caminhos necessários para um bom trabalho. Para seu desenvolvimento e bem-estar, as crianças precisam de informações que reconheçam as realidades muito preocupantes que estamos enfrentando, mas também as preparem para agir e mudar o futuro.

    A educação ambiental ajuda as pessoas a identificarem informações falsas, a entender e responder adequadamente aos avisos sobre a emergência climática. Somente assim será possível alterar radicalmente nossa conjuntura atual e demonstrar a tempo, a nós mesmos e às gerações futuras, que se buscou agir de modo eficiente e suficiente a fim de minimizar os impactos das ações humanas no planeta.

    Sobre o Movimento Plástico Transforma 

    Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demostram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversos projetos voltados à sociedade que juntos já impactaram mais de 200 mil pessoas. É uma iniciativa do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico – fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem. Para mais informações acesse as redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

    INFORMAÇÕES À IMPRENSA

    Virta Comunicação Corporativa
    Fernanda Arantes – fernanda.arantes@grupovirta.com.br – (11) 99167-8791
    Carolina Neves – carolina.neves@grupovirta.com.br – (11) 97723-4843
    Gabriela Balestrero – gabriella.balestrero@grupovirta.com.br – (27) 99273-1172

    Próximos Eventos

    ABIPLAST CONVIDA | Webinar Tendências da Feira K | 14 de dezembro

    14/12/2022 - Online

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.