COPOS PLÁSTICOS USADOS NA CORRIDA DE SÃO SILVESTRE SÃO RECICLADOS E TRANSFORMADOS EM CAIXAS ORGANIZADORAS DOADAS PARA ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO

    02/08/2022

    Cerca de 6.700 alunos da educação infantil pública da capital paulista serão beneficiados pelo projeto, idealizado pelo Movimento Plástico Transforma

    Ao longo do mês de julho, 13 escolas públicas, entre CEMEIs, CEIs, EMEIs e EMEFs, da cidade de São Paulo receberão mil e duzentas caixas organizadoras fabricadas a partir dos copos plásticos de água distribuídos aos participantes da 96ª Corrida Internacional de São Silvestre, realizada em 31 de dezembro de 2021. A expectativa é que aproximadamente 6.700 alunos sejam impactados pela iniciativa.

    A ação é resultado da parceria entre o Movimento Plástico Transforma, a Fundação Cásper Líbero e a Yescom, organizadora da corrida mais tradicional do Brasil.O objetivo é demonstrar para a sociedade a importância do descarte correto dos resíduos, bem como conscientizar sobre a relevância da Economia Circular e da reciclagem.

    Os copos de água usados pelos participantes durante todo o percurso da corrida foram recolhidos e transportados até a Dinâmica Ambiental, empresa especializada na gestão de resíduos e que separou os lacres de alumínio dos copos. Na sequência, o material foi encaminhado para a Plastimil, fabricante de plásticos reciclados, que ficou responsável por reciclar os copos em matéria-prima. Por fim, a matéria-prima reciclada foi enviada para a empresa Monte Líbano, que produziu as caixas.

    Para o Movimento Plástico Transforma, a ação é de extrema importância, pois exemplifica os benefícios da destinação correta aos resíduos. “Essa é segunda vez que realizamos a ação, e, a cada edição, temos mais clareza do sucesso dessa iniciativa que busca evidenciar as vantagens do descarte correto dos resíduos e reforçar os conceitos da Economia Circular”, afirma Simone Carvalho, uma das coordenadoras do Movimento Plástico Transforma.

    “A parceria com o Movimento Plástico Transforma traz a oportunidade de materializar os conhecimentos sobre reciclagem construídos com as crianças. Por meio dessa parceria, elas conhecem o processo de reciclagem e utilizam as caixas organizadoras, vivenciando com sentido e significado a utilização de um material reciclado nas ações do cotidiano na escola, como transportar e guardar brinquedos e livros”, finaliza Herica Martto, Diretora da escola CEU CEMEI Coreto de Taipas.

    Assista ao vídeo e confira como foi e a entrega das caixas organizadoras

    Edição 2019
    Este é o segundo ano da parceria entre o Movimento Plástico Transforma e a Corrida de São Silvestre. Em 2019, os copos recolhidos foram transformados em 1.800 lixeiras, doadas para escolas públicas das cidades de Jaguariúna e São Carlos, no interior de São Paulo. Ao todo, foram produzidos 900 coletores para resíduos recicláveis e 900 para orgânicos, que impactaram a rotina de cerca de 120 mil alunos, nas duas cidades.

    Sobre o Movimento Plástico Transforma 
    Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demostram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversos projetos voltados à sociedade que juntos já impactaram mais de 200 mil pessoas. É uma iniciativa do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico – fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem. Para mais informações acesse as redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

     

    Próximos Eventos

    Recy-Plastech 24 e 25 de agosto (Presencial)

    24/08/2022 - Instituto de Engenharia - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.