CONSUMO CONSCIENTE DO PLÁSTICO

    01/11/2019

    Em entrevista ao Movimento Plástico Transforma, Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu, falou sobre as tendências de consumo consciente do plástico no Brasil e como essas atitudes influenciam a sociedade, a indústria do setor e o meio ambiente.
    Para Mattar, a razão para o plástico estar tão presente na vida contemporânea é por suas características positivas, pois é um material versátil, moldável, flexível, acessível, durável, reciclável e resistente, que pode ser usado em diversas aplicações. A versatilidade do plástico fez com que, nos últimos 50 anos, sua produção desse um salto de 15 milhões de toneladas, em 1964, para 311 milhões, em 2014, um aumento de quase 21 vezes, ou 2.073% (Ellen MacArthur Foundation).
    Mattar afirma que, como decorrência dos impactos negativos do uso e do descarte inadequados do plástico, muitas campanhas ao redor do mundo vêm propondo banir o uso do plástico. Mas o seu banimento não soluciona o problema, uma vez que o material seria substituído por outros e os impactos poderiam ser ainda mais negativos.

    A substituição do plástico por outros materiais elevaria ainda mais os custos ambientais, levando a um aumento de 3,6 vezes na massa das embalagens utilizadas e a um aumento de 2,7 vezes na emissão anual de Gases de Efeito Estufa (GEE), durante todo o ciclo de vida dos respectivos produtos. Isso ocorreria especialmente em função de maiores perdas alimentares e maior consumo de combustível no transporte (Trucost), como decorrência da menor adequação dos materiais usados em substituição ao plástico.
    Mattar salienta que uma das consequências negativas mais apontadas no descarte inadequado dos plásticos é o fato de que cerca de 8 milhões de toneladas do material vêm sendo despejadas nos oceanos a cada ano, causando grande prejuízo aos animais marinhos, à pesca e ao turismo, e custando pelo menos US$ 8 bilhões em danos aos ecossistemas marinhos (ONU Meio Ambiente).

    Isso não quer dizer que devemos demonizar o plástico, mas sim que devemos dar preferência ao seu uso quando suas melhores qualidades podem ser aproveitadas.

    Confira a matéria na íntegra no site do Movimento Plástico Transforma: http://www.plasticotransforma.com.br/consumo-consciente-do-plastico

     

    Próximos Eventos

    36° ENCONTRO NACIONAL DO PLÁSTICO

    29/11/2019 - VILLAGGIO JK | Rua Funchal, 500 Vila Olípia | São Paulo | SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.