CONHEÇA OS PRODUTOS ABIPLAST: CÂMARAS SETORIAIS (PARTE 2)

    19/09/2019

    As Câmaras Setoriais da ABIPLAST surgem da necessidade de reunir empresas da indústria de transformação e reciclagem do plástico para debater maneiras de desenvolver seus respectivos segmentos. Como cada grupo tem suas especificidades, necessidades e pleitos, a entidade oferece aos associados um espaço em sua sede, em São Paulo, para análise e discussão periódica de assuntos de interesse comum.

    A Câmara Setorial dos Fabricantes de Tampas Plásticas (COFATAMPLAS), sob coordenação de Gustavo Alvarez (América Tampas), discute desde temas macro, como o desafio ligado à imagem dos plásticos e o importante papel do setor na sociedade, até temas específicos do segmento, a exemplo das parcerias com escolas técnicas para preparação de profissionais e dos impactos das alíquotas de importação de matérias-primas e equipamentos para a produção de produtos. “A Câmara demonstra a relevância do setor de tampas plásticas dentro da indústria e o representa em áreas onde sozinho teria pouca relevância”, conta Alvarez. A participação no grupo garante às empresas maior atualização sobre tendências de mercado, alterações em regras e obrigações, além de conhecer parcerias e oportunidades para negócios ou melhorias de operações.

    Já o coordenador Luiz Bascheira (Jaguar) explica que há “uma intensa interação do setor de baldes com outros produtores e uma atuação conjunta com a ABIPLAST em âmbito nacional” na Câmara Setorial dos Fabricantes de Baldes Industriais (COFABI). Em 12 anos de atuação, o grupo fortaleceu o relacionamento com os demais segmentos da indústria, melhorou sua competitividade em relação aos produtos concorrentes, criou padrão técnico dos baldes por meio da elaboração da norma brasileira de ensaios técnicos para baldes industriais e obteve maior conhecimento sobre legislação ambiental e práticas trabalhistas. Como próximos passos, Bascheira menciona o estabelecimento de relacionamento com outras entidades de usuários de baldes e a atuação na estruturação da reutilização e reciclagem dos baldes industriais, estabelecendo um plano de logística reversa que contribua cada vez mais com a sustentabilidade.

    Por sua vez, a Câmara Setorial dos Fabricantes de Pré-formas de PET (COPET) destaca a importância de ter um espaço para discussão exclusiva para a indústria de transformação do PET. “É importante que as maiores empresas do setor integrem a Câmara para desenvolver ações que destaquem o PET dos outros materiais plásticos”, comenta Ana Paula Guilherme (Plastipak), que tem coordenação conjunta com Eduardo Berkovitz (ValGroup). Dentre as principais discussões do grupo estão a questão tributária em matéria de interesse da indústria de transformação de PET, a 2ª fase do Acordo Setorial de Embalagens em Geral, as formas de fomento à reciclagem do PET e as novidades em relação à sustentabilidade.

    No caso da Câmara Setorial dos Fabricantes de Componentes Automotivos (COFAUTO), coordenada por Valter Biaggi Bombonato (Primo Industrial), esta tem por objetivo “otimizar oportunidades, que poderão surgir da retomada do crescimento da indústria automotiva no Brasil e da crescente penetração do plástico na composição dos veículos”. Sendo assim, a Câmara analisa o mercado brasileiro de veículos novos, a implantação de plantas de novos players, as políticas industriais do governo e como as empresas podem melhorar sua produtividade para se tornarem mais competitivas, através, por exemplo, de parcerias com o FNQ, Fundação Nacional da Qualidade, no projeto Lean Thinking e com o SENAI, no Programa Brasil mais Produtivo/Eficiência Energética. Em 11 anos, a Câmara destaca a participação no Conselho Automotivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), a realização do curso “Desvendando a Indústria 4.0” e de reuniões com representantes de montadoras, sistemistas e programas para aprimoramento gerencial.

    Na ABIPLAST, existem ainda a Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos (CRNPLAS) e as câmaras setoriais dos fabricantes de: Descartáveis, Filmes Mono e Biorientados (COFILMES); Utilidades Domésticas (COFAUD); Embalagens Industriais Sopradas (COFEIS); Pallets Plásticos (COPALLET); e Produtos em PE Expandido (CAPEX).

    Os associados interessados em obter mais informações sobre participação e criação de Câmaras pode entrar em contato com a ABIPLAST por meio dos seguintes contatos: (11) 3060-9688 / [email protected]

    Próximos Eventos

    BIOPLASTICS BRAZIL 2024

    24/04/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.