COALIZÃO EMBALAGENS LANÇA JOGO EDUCATIVO SOBRE LOGÍSTICA REVERSA

    27/10/2020

    Ação de Dia de Crianças promovida pelo movimento “Separe. Não pare” busca ampliar conhecimento infantil acerca da importância da destinação correta dos resíduos sólidos urbanos

    Como ação comemorativa do Mês das Crianças, a Coalizão Embalagens, da qual a ABIPLAST é integrante,  acaba de lançar um jogo educativo com o intuito de ampliar o conhecimento do público infantil sobre a importância da separação e destinação correta dos resíduos sólidos urbanos. A Coalizão é formada por 14 organizações representativas do setor empresarial de embalagens signatárias do Acordo Setorial Federal de Embalagens em Geral, focado na implementação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral de Produtos não Perigosos.

    Compartilhado pelo movimento “Separe. Não pare”, iniciativa da Coalizão que visa estimular a população a separar seus resíduos recicláveis domésticos, o jogo de tabuleiro simula o percurso da embalagem reciclável, desde a compra do produto embalado no supermercado até a reciclagem e posterior transformação em matéria-prima para um novo produto.

    Ao jogar, as crianças entram em contato com algumas das embalagens recicláveis mais comuns do seu dia a dia. Entre elas, frascos de xampu, garrafas de água, latas de refrigerante, caixas de bombom, copos térmicos e potes de geleia. De acordo com a dinâmica do jogo, elas vão percorrendo o tabuleiro e vivenciando as diversas fases da reciclagem: descarte, coleta seletiva, triagem, comercialização, reciclagem e fabricação de um novo produto.

    “O nosso intuito foi aproveitar esse momento em que muitas crianças permanecem dentro de casa por conta da pandemia de COVID-19 para estimular a educação ambiental. Dentro do conceito de responsabilidade compartilhada mencionado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sabemos que nossa atuação, como cidadãos, separando nossos resíduos para que possam ser destinados corretamente, é fundamental para que a economia circular possa vingar”, comenta César Faccio, secretário executivo da Coalizão Embalagens.

    O jogo, que está disponível no portal www.separenaopare.com.br e também nas redes sociais do movimento, tem duas versões de tabuleiro: colorido e preto e branco. A ideia é que as famílias imprimam o jogo em folha sulfite comum, tamanho A4, e utilizem tampinhas de garrafa como peões para que as crianças avancem pelo percurso.
    Além disso, estão disponíveis também as cartas dos personagens e as cartas de instruções de cada uma das fases do processo de reciclagem. A cada fase alcançada, há uma pergunta relativa àquela atividade. Respondendo corretamente, a criança joga novamente o dado e segue brincando. Caso erre a resposta, tem de esperar a próxima rodada.

    Clique AQUI para acessar a página com o jogo para download.

    Sobre a Coalizão Embalagens
    A Coalizão Embalagens é formada por organizações representativas do setor empresarial para a Implantação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral (Acordo Setorial Federal de Embalagens em Geral). Hoje, representa mais de 850 empresas do País, que se uniram antes mesmo do acordo setorial de 2015.
    Até o momento, o grupo já realizou 4487 ações voltadas para capacitação, gestão, estruturação, adequação, implementação e melhoria contínua de 802 organizações de catadores, além de instalação e/ou operacionalização de 2082 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Assim, reduziram o volume de embalagens dispostas em aterros em 21,3%. A organização da Coalizão Embalagens baseia sua atuação no tripé Educação e Conscientização; Estrutura e Capacitação; e Cooperação.

    Sobre o movimento “Separe. Não Pare”
    O “Separe. Não Pare” é uma das ações da Coalizão em prol do compromisso pela Logística Reversa de embalagens pós-consumo, em linha com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, instituída pela Lei 12.305/2010). O objetivo do movimento é, por meio das redes sociais e do portal www.separenaopare.com.br, informar, inspirar e mobilizar a população brasileira a separar e destinar corretamente os resíduos domésticos.

    Próximos Eventos

    SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE TECNOLOGIA DE PLÁSTICOS

    24/02/2021 - ROYAL PALM INDAIATUBA - INDAIATUBA

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.