CÂMARA DE DESCARTÁVEIS DA ABIPLAST E INSTITUTO SUSTENPLÁST, LANÇAM PROGRAMA COPINHO LEGAL NO RIO GRANDE DO SUL

    02/12/2020

    Programa recolherá copos, pratos e talheres descartáveis; Em breve, entidades assistenciais do terceiro setor poderão se cadastrar pelo site copinholegal.com.br

    Após o sucesso do Tampinha Legal, o Instituto SustenPlást, que conta com a adesão da Câmara Setorial dos Fabricantes de Descartáveis Plásticos  da ABIPLAST e o apoio da Associação lança no Rio Grande do Sul o programa Copinho Legal. O programa fomenta a coleta de copos, pratos e talheres de uso único em prol de entidades assistenciais. Já fazem parte do programa as empresas Plaschio Chiacchio, Copomais/Danubio, Altacoppo, Bellocopo, Copobras, Cristalcopo, Fibraform, Grupo Total, Marat, Plastilânia, Prafesta, Strawplas, Topform, Unigel,Trik Trik, Innova, Bywer e Lakatos. As entidades assistenciais do terceiro setor participantes do Tampinha Legal no RS (Núcleo Porto Alegre) já estão automaticamente cadastradas no Copinho Legal. A iniciativa é fomentada pelo grupo de empresas do segmento de descartáveis.

    “A iniciativa é muito importante para o segmento, especialmente pela participação das empresas do ramo e pelo apoio da ABIPLAST. Os descartáveis são uma excelente solução no cotidiano das pessoas e a discussão em torno desses produtos percisa estar focada na reciclagem e no descarte correto”, afirma Benny Chalom, coordenador da Câmara Setorial dos Fabricantes de Descartáveis Plásticos da ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico).

    De acordo com Simara Souza, coordenadora do Instituto SustenPlást, as empresas da Câmara de Descartáveis são mantenedoras do Copinho Legal, que funcionará de modo similar ao Tampinha Legal, com a seleção dos produtos descartáveis por parte das entidades. “Todos os itens plásticos monomateriais aplicáveis neste programa devem ter impresso os símbolos de identificação de plásticos 5 (PP) polipropileno e 6 (PS) poliestireno. Desta forma, ampliamos nossas ações de Economia Circular na prática em prol do terceiro setor”, explica.

    Os materiais devem ser entregues separadamente de duas formas: coloridos e com estampas (logomarca) em um grupo; e os completamente brancos ou transparentes, em outro. Todos os recursos obtidos com a venda do material são destinados integralmente para as entidades assistenciais do terceiro setor participantes do programa.

    O Copinho Legal
    O Copinho Legal é o programa lançado em 2020 no Rio Grande do Sul, em parceria com a Câmara de Descartáveis da ABIPLAST, pelo Instituto SustenPlást, e que fomenta a coleta de copos, pratos e talheres de uso único em prol de entidades assistenciais.

    Câmara Setorial dos Fabricantes de Descartáveis Plásticos
    A Câmara Setorial dos Fabricantes de Descartáveis Plásticos foi criada pela ABIPLAST em abril de 2019, reunindo empresas fabricantes de descartáveis plásticos de todo o Brasil. O grupo realiza reuniões mensais na sede da entidade, trabalhando em prol do setor, com a discussão de temas de relavância e acompanhando de projetos de interesse do setor.

    Mais informações podem ser obtidas no site www.copinholegal.com.br

    Próximos Eventos

    WEBINAR LGPD NAS EMPRESAS | 28 DE ABRIL

    28/04/2021 - ONLINE

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.