ASSOCIADA DA ABIPLAST ALCANÇA 4ª ESTRELA DO PROGRAMA PELLET ZERO – OCS®

    08/03/2021

    Bomix chega ao resultado após seis meses de adesão ao programa

    A Bomix alcançou a 4ª estrela do Programa Pellet Zero – OCS®, do qual a ABIPLAST participa desde 2014 como entidade licenciadora. A iniciativa tem como principal objetivo a prevenção de perdas de pellets nas plantas de transformação e reciclagem de materiais plásticos.

    Associada da ABIPLAST, a planta localizada na Bahia da empresa de embalagens atingiu o topo da certificação em apenas seis meses. Agora, a Bomix pode optar pelos parâmetros da Operation Clean Sweep – OCS® Blue, para chegar à quinta e última estrela.

    O fato de possuir a certificação FSSC 22.000 (Food Safety System Certification), que monitora e garante a produção e distribuição de alimentos e seus insumos com segurança e qualidade, foi fundamental na condução da implementação do PPZ. A empresa realizou treinamentos para os funcionários sobre o PPZ e sua importância, e criou novos procedimentos para capacitar seus colaboradores desde a fase de integração/admissão.

    Com o diagnóstico, verificação de locais/processos em que havia risco de vazamento de pellets, a Bomix foi implementando ações de menor complexidade de execução e baixo investimento. A companhia também elaborou cronograma para a introdução de iniciativas mais complexas e que exigissem maior investimento. Todas as ações foram implementadas e devidamente registradas até o início de 2021.

    Gerente de Sustentabilidade da Bomix, Sergio Weiss diz que a conquista em tão breve período só foi possível graças ao comprometimento da alta diretoria e envolvimento de todos. “Além de suporte e orientação da própria ABIPLAST, todas as áreas da empresa foram envolvidas de alguma forma, com destaque para Melhoria Contínua, Sustentabilidade, Marketing e Capital Humano”, conta.

    Para Weiss, a certificação PPZ-OCS vai ao encontro às demandas da sociedade por compromissos tangíveis sobre cuidados com Meio Ambiente, além de intimamente conectada aos transformadores de plásticos, pois os pellets são a base da matéria-prima desta indústria.

    A Gerente de Melhoria Contínua, Aline Rocha revela os próximos passos da Bomix com o Programa Pellet Zero – OCS®. “O plano da organização é manter a intensidade e energia para buscar a 5ª estrela ainda dentro de 2021 para a unidade de Simões Filho (Bahia), e iniciar o processo de Certificação para a Planta da Bomix Sopro em Jundiaí, em São Paulo, que brevemente estará alocada em novas instalações industriais”.

    Para saber como aderir ao Programa Pellet Zero – OCS®,  envie e-mail para abiplast@abiplast.org.br

     

    Próximos Eventos

    SEMINÁRIO COMPETITIVIDADE | 11ª EDIÇÃO

    20/10/2021 - online

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.