Fórum de Nanotecnologia discute estratégias para o setor

    10/04/2012

    Aduaneiras – SP – NOTÍCIAS – 09/04/2012

    Instalado há pouco mais de dois anos, o Fórum de Competitividade de Nanotecnologia chega à sua 13ª reunião no próximo dia 27 de abril em evento que acontecerá na sede da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), em São Paulo (SP). O foco principal desta edição será a definição de estratégias voltadas ao setor industrial, além de outros temas de interesse para empresários e pesquisadores.
    Conforme o diretor do Departamento de Tecnologia Inovadora da Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), João Batista Lanari Bó, o tema é importante porque a nanotecnologia é questão estratégica para o desenvolvimento industrial em áras que vão da produção de medicamentos à confecção de vestuários.
    No Brasil, segundo o diretor, a produção de cosméticos é o principal ramo de aplicação de nanotecnologias na indústria. “Mas o potencial é bastante grande em diversos outros setores, como o de plásticos, com repercussões na indústria de embalagens e na indústria automobilística”, exemplifica.

    Inscrições
    As inscrições para o Fórum de Competitividade de Nanotecnologia são gratuitas e podem ser feitas na página do evento, que traz ainda a programação completa, notícias relacionadas à nanotecnologia e material de reuniões passadas.
    Articulado em quatro eixos temáticos (mercado, marco regulatório, recursos humanos e cooperação internacional), o fórum busca aprofundar aspectos importantes de cada um deles, como, por exemplo, levantamento sobre perfil da mão-de-obra e da qualificação requerida para a produção em nanotecnologia.

    Nanotecnologia
    A nanotecnologia é o estudo da manipulação da matéria em escala nanométrica (um nanômetro equivale à bilionésima parte de um metro, um milhão de vezes menor que um milimetro). Permitiu, por exemplo, a construção de microchips, como os usados em desktops e notebooks, cada vez menores e mais rápidos.
    É atualmente um dos principais focos das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação nos países industrializados. Segundo dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o mercado internacional que envolve o setor deverá atingir US$ 693 bilhões até o final deste ano. A estimativa é de que essa cifra alcance 2,95 trilhões até 2015.

    Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

    Próximos Eventos

    WEBINAR PERSPECTIVA DO MERCADO DE RESINAS NO BRASIL

    02/12/2020 - ONLINE

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.