MDIC apresenta ferramentas de apoio à exportação para prefeitos

    30/01/2013

    O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) mantém através da sua página, na parte correspondente a Secretaria de Comércio Exterior, as principais ferramentas de apoio público e governamental às exportações brasileiras.

    O programa Redeagentes capacita estudantes para se tornarem agentes que orientarão, gratuitamente, empresários de pequeno e médio porte sobre como exportar.

    Nas Estatísticas da Secex, podem ser obtidos os dados da balança comercial do país, dos estados e dos municípios, atualizados mensalmente. Os Dados Municipais trazem informações sobre os produtos exportados e importados, e os mercados de destino e origem de cada município que tenha realizado operações de comércio exterior.

    A série Aprendendo a Exportar é uma coleção multimídia orientada para o aprendizado das operações de exportação, que inclui central de atendimento, simulador do preço de exportação e o fluxo lógico e operacional do processo de vendas aos mercados exteriores. Foram desenvolvidas edições para confecções, móveis, calçados, artesanato, alimentos, flores e plantas ornamentais, máquinas e equipamentos, gemas, joias e afins, e pescado.

    O serviço Comex-Responde, possibilita tirar dúvidas sobre exportações e importações pois se trata de um canal de contato direto pela internet.

    No AliceWeb, é possível realizar pesquisas detalhadas sobre o fluxo comercial dos produtos de toda a pauta de exportação e importação brasileira.

    O Radar Comercial apresenta estudos em que os interessados podem obter informações como preço médio de um produto, potencial importador de um determinado mercado, performance da exportação brasileira, principais mercados concorrentes e medidas tarifárias e não tarifárias aplicadas no mundo inteiro.

    Na Vitrine do Exportador, podem ser incluídas páginas personalizadas para promover produtos, com a possibilidade de inclusão de vídeos, fotos e aplicativos e dados comerciais diversos. Existe também uma área para formulário de propostas de negócios de importadores estrangeiros.

    Fonte: Portal MDIC

     

    Próximos Eventos

    BIOPLASTICS BRAZIL 2024

    24/04/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.