Workshop discute aplicação do plástico nos medidores

    21/03/2013

    Na última quinta-feira (14), a diretoria Metropolitana da Sabesp e a Abiplast/Sindiplast realizaram o 1º Workshop de Plásticos nos Medidores. O objetivo foi discutir as possibildiades para a indústria de medidores transformar o resíduo plástico em alternativa rentável na cadeia produtiva.

    O evento foi aberto pelo superintendente de Planejamento e Desenvolvimento da área metropolitana da Sabesp, Marcello Xavier Veiga. Segundo ele, são trocados anualmente 800 mil hidrômetros, sendo que 25% da composição dos equipamentos é de partes plásticas, que ainda não são destinadas à reciclagem.

    “O objetivo deste evento é fornecer subsídios para os contratos de permuta e fomentar a cadeia para reaproveitamento do plástico”, destacou.

    Em sua apresentação, o diretor superintendente da Abiplast/Sindiplast, Paulo Teixeira, destacou as oportunidades para a produção e para a reciclagem. A Sabesp tem cerca de sete milhões de hidrômetros instalados, equipamento cuja substituição é realizada em média a cada cinco anos. Para a hipótese de substituição de todos os hidrômetros por produtos fabricados exclusivamente por material plástico, a indústria teria uma demanda de 1,4 milhões de novos hidrômetros ao ano. Tal cenário significa incremento de R$ 63 milhões no faturamento do setor, aproximadamente 0,11%, e de 400 novos empregos formais.

    Em relação à reciclagem, Teixeira explicou que a capacidade instalada tem condições de absorver a demanda sem necessidade de novos investimentos. O faturamento teria um incremento da ordem de 3% e a geração de empregos chegaria a 600 novos postos. “Entre os desafios estão a incorporação da reciclagem no modelo mental da sociedade e a percepção de valor, a tributação, o processo de coleta seletiva e os conhecimentos dos materiais pelos agentes envolvidos”, avalia ele.

    O workshop contou ainda com a participação do diretor geral da Lao Indústria, José Roberto Baptistella; do gerente de negócios da Sabic, Paulo Roberto Barboza; do gerente de projetos e produtos da Cromex, Anderson Maia; e do diretor da Descarte Certo, Lúcio Di Domenico.

    Imagem

    Próximos Eventos

    WEBINAR PERSPECTIVA DO MERCADO DE RESINAS NO BRASIL

    02/12/2020 - ONLINE

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.