Sinplast e Abiplast apresentam acordo setorial para Logística Reversa de Embalagens em Porto Alegre

    05/06/2013

    No dia 7 de junho, o assessor técnico da Abiplast, Gilmar do Amaral, estará em Porto Alegre a convite do Sinplast – Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS para participar do Seminário de Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos: Cidade Bem Tratada. Na oportunidade, Amaral ministrará a palestra “A Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS e o Acordo Setorial de Embalagens”, voltada diretamente ao interesse das indústrias da terceira geração do setor plástico, em especial, de embalagens.

     

    Amaral apresentará a proposta de um acordo setorial, em âmbito nacional, para logística reversa de embalagens de acordo com os princípios da PNRS. “Essa lei tramitou 20 anos no Congresso Nacional. Hoje não estamos mais no estágio de discutir se ela é boa ou não, temos que cumpri-la”, destaca, alertando as empresas para a necessidade de apresentação de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos através da implementação da logística reversa.

     

    A Abiplast, ao lado de outras associações, está propondo às empresas de embalagens a adesão ao acordo setorial que inclui a realização de um plano de logística reversa nas 12 cidades sede da Copa do Mundo. “De qualquer forma, as empresas terão que apresentar um plano. Neste caso, têm a opção de aderir ao acordo setorial”, explica. Os custos da adesão ocorrerão de acordo com a quantidade (peso) de embalagens colocadas no mercado, sendo que estão aptas a participar do acordo setorial aquelas associadas aos Sindicatos do setor, incluindo no RS o Sinplast, já pertencentes à Abiplast.

     

    Sobre o Seminário Para debater os desafios e as perspectivas da gestão dos resíduos sólidos por parte do poder público e da iniciativa privada, a Associação Toda Vida e a Câmara de Vereadores de Porto Alegre realizam a segunda edição do Seminário de Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos: Cidade Bem Tratada. O objetivo do evento é chamar a atenção da sociedade sobre o atual cenário da Política Nacional de Resíduos Sólidos e os planos nos níveis estadual e municipal.

     

    As palestras, gratuitas e abertas ao público, irão ocorrer nos dias 6 e 7 de junho, no Plenário Otávio Rocha, e integram a programação da Semana Municipal e Estadual de Meio Ambiente. Mais informações em http://cidadebemtratada.wordpress.com/. O Sinplast, por meio do Comitê Sinplast de Reciclagem e do Comitê do Programa Sustenplást, é apoiador do evento.

    Próximos Eventos

    WEBINAR LGPD NAS EMPRESAS | 28 DE ABRIL

    28/04/2021 - ONLINE

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.