Termotécnica esclarece e incentiva a reciclagem do isopor® na Semana Lixo Zero Joinville

    30/10/2017

    Equipe da unidade de Pirabeiraba durante visita de estudantes
    Equipe da unidade de Pirabeiraba durante visita de estudantes

    Compartilhar a informação de que o EPS – material popularmente conhecido como isopor® – é um plástico 100% reciclável. Esse foi o objetivo principal da participação da Termotécnica na Semana Lixo Zero Joinville. Com o slogan “Cidades Lixo Zero”, o evento realizou durante toda a semana uma série de ações focadas em tornar as cidades mais sustentáveis e conscientes.

    Albano Schmidt, presidente da Termotécnica, reforça que a empresa participa todos os anos da Semana Lixo Zero Joinville com a proposta de conscientizar a comunidade e incentivá-la a dar o destino correto ao EPS, por meio da separação e do encaminhamento para a reciclagem. “Eventos como este nos estimulam a debater e refletir sobre como podemos contribuir com a causa da reciclagem. Cada um deve fazer a sua parte, a responsabilidade é minha, é sua, é de todos nós”, afirma.

    Presença no evento
    Representantes da Termotécnica participaram de uma série de eventos e ações da programação da Semana Lixo Zero Joinville 2017.

    Durante o Fórum Municipal Lixo Zero, a Termotécnica marcou presença no Painel Reciclagem e Sistemas com o coordenador de Sustentabilidade da empresa, Paulo Michels, que apresentou e respondeu perguntas sobre o Programa Reciclar EPS.

    A unidade de reciclagem da Termotécnica, que fica em Pirabeiraba, recebeu a visita de estudantes na ação Rota da Reciclagem. Coordenada pelo Instituto Lixo Zero, o grupo percorreu empresas e instituições para conhecer seus exemplos de ações de sustentabilidade.

    Durante toda a semana, o Programa Reciclar EPS teve destaque nos dois supermercados Angeloni de Joinville onde, voluntariamente, colaboradores se revezaram para compartilhar informações com a comunidade e Pontos de Entrega Voluntária, PEVs, receberam EPS para reciclagem.

    A participação da empresa também teve a visita de grupos de estudantes à unidade de Reciclagem da Termotécnica.

    A Semana Lixo Zero
    Organizada pela ONG Lixo Zero, com o objetivo de criar alternativas dinâmicas de conscientização sobre a gestão de resíduos, a Semana Lixo Zero é realizada em Joinville sempre no mês de outubro.

    São mais de 100 ações – como palestras, oficinas e exposições – organizadas por instituições públicas e privadas, nos mais diversos locais da cidade.

    Mais informações em: www.semanalixozerojoinville.com.br

    Detalhamento do programa
    Há 10 anos, a Termotécnica investe no desenvolvimento de uma ampla cadeia de logística reversa que viabiliza a reciclagem do EPS e seu retorno para o mercado consumidor em novos produtos.

    Por ser um material extremamente leve, 98% de seu volume é composto por ar, estimular a comunidade a separar, convencer os catadores e cooperativas de recolhê-lo e reciclá-lo é um desafio constante.

    Por meio do Programa Reciclar EPS, , a Termotécnica contabiliza mais de 40 mil toneladas de EPS reciclados desde 2007. São cerca de 1.200 pontos de coleta e 391 cooperativas envolvidas, o que impacta diretamente e mais de 5mil famílias, além dos cerca de 100 empregos gerados.

    Portal online indica o ponto de entrega mais próximo
    Com o objetivo de fortalecer a divulgação do Programa, a Termotécnica disponibiliza o Portal Reciclar EPS: www.reciclareps.com.br

    Se a intenção for verificar onde está o ponto de entrega mais próximo, é só acessar o portal. Ao clicar no link “Onde reciclar”, o site identifica e direciona, em todo o território nacional, o ponto mais próximo de recolhimento de EPS para reciclagem.

    Sobre a Termotécnica
    A Termotécnica é a maior indústria transformadora de EPS da América Latina e líder no mercado brasileiro deste segmento. Produz soluções para Embalagens e Componentes, Agronegócios, Conservação e Movimentação de Cargas.

    Em 2017, foi eleita pela Revista Você S/A uma das 45 Melhores Empresas para Iniciar Carreira no Brasil. Além disso, a mesma publicação elegeu a Termotécnica, desde 2014, como uma das 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil.

    Conquistou espaço, em 2015 e 2016, no Guia Exame de Sustentabilidade. Em 2015, o Guia elegeu a Termotécnica a empresa mais sustentável do ano no Brasil na categoria Química e destacou sua atuação na Gestão de Resíduos.

    Aos 56 anos, tem sua trajetória marcada pela inovação empreendedora, desenvolvimento tecnológico e respeito ao meio ambiente. Com matriz em Joinville (SC), possui unidades produtivas e de reciclagem em Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP) e São José dos Pinhais (PR).

    Informações: www.termotecnica.com.br

    Fernanda Thiesen Furtado
    Jornalista, Assessora de Comunicação
    EDM Logos – Comunicação Planejada para gerar resultados
    [email protected]
    Tel. (47) 3433.0666 / (47) 98405.4883

    Próximos Eventos

    BIOPLASTICS BRAZIL 2024

    24/04/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.