Operação evidenciará a importância dos plásticos e de sua reciclagem

    26/08/2013

     Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link

    spacer
    spacer Plastivida Notícias Imprensa Publicações e Vídeos  
    Siga a Plastivida nas Redes Sociais Twitter Plastivida Blog Plastivida Youtube Plastivida Facebook Plastivida Orkut Plastivida
      Plastivida  
    Plastivida Informa

    São Paulo, 22/08/2013

    spacer
    spacer
    Operação evidenciará a importância dos plásticos e de sua reciclagem durante a Plastech 2013
     

    Todos os produtos plásticos descartados durante a Plastech Brasil 2013, entre os dias 27 a 30 de agosto, em Caxias do Sul (RS), serão coletados e transformados em novos produtos na feira. O objetivo é mostrar aos visitantes as propriedades dos plásticos, a importância de sua reciclabilidade e a sua transformação em novos produtos, além de promover a conscientização, o consumo responsável e as boas práticas de utilização e o destino correto do material.

    Recicla Plastech

    O projeto “Recicla Plastech Brasil” é inédito no Sul do Brasil, tem o apoio da Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, Instituto Nacional dos Plásticos (INP) e Instituto do PVC e vai ocupar uma área de mais de 200m² na Plastech. Nessa área, vai funcionar uma verdadeira usina de reciclagem e os produtos que serão fabricados a partir da reciclagem dos plásticos serão doados a escolas de educação infantil da rede pública municipal de Caxias do Sul.  Além disso, haverá uma área de exposição de produtos fabricados com plásticos reciclados.

    Saiba mais sobre o “Recicla Plastech Brasil” no site www.plastechbrasil.com.br.

    Programa de reciclagem de cartões – o estande também contará com uma estação coletora de cartões, denominada “papa-cartões”.

    A iniciativa é uma parceria do Instituto do PVC, Plastivida e R. S. de Paula, empresa fabricante de cartões. Os visitantes da feira poderão levar os seus cartões vencidos e sem uso (de crédito, débito, saúde etc) para serem triturados e destinados para reciclagem e receberão um brinde produzido com cartão de crédito reciclado. O material coletado será processado e transformado em novos produtos como capas de caderno, brindes e porta-copos, que também estarão expostos no estande.

    Os plásticos são 100% recicláveis Todos os tipos de plásticos – o Isopor®, como são conhecidos o EPS e XPS, o PVC, o polietileno, polipropileno. PET e outros – são 100% recicláveis. A última pesquisa, realizada pela Plastivida, mostrou que em 2011, o Brasil reciclou 736 mil toneladas de plástico que se destinariam ao lixo, ou seja, 21,7% dos plásticos pós-consumo. Em 2010 a marca foi de 19,4%.

    O Brasil conta com 815 recicladoras de plásticos, que faturaram juntas, em 2011, R$ 2,4 bilhões, frente aos R$ 1,95 bilhão faturado em 2010, ou seja, um crescimento de 23%. Essas empresas geraram 22,7 mil empregos diretos. Segundo Miguel Bahiense, presidente da Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, o índice tende a crescer se o país investir em coleta seletiva. “Dos 5.565 municípios brasileiros, apenas 443, ou seja, 8% contam com algum tipo de coleta seletiva, o que pode melhorar com medidas educativas à população”, afirma.

    Não dá para imaginar a vida moderna sem os plásticos – Desde a hora em que acordamos até o momento em que vamos dormir, os plásticos fazem parte de itens de nosso uso cotidiano. Protegem os alimentos que consumimos e a água que bebemos (auxiliam na produção, estocagem e distribuição); evitam e ajudam no tratamento de doenças ao participar do saneamento básico, assim como da área médica.

    Além de contribuírem significativamente para o desenvolvimento social, econômico e científico, os plásticos também protegem o meio ambiente. Impedem contaminações dos solos e lençóis freáticos, evitam erosões, canalizam esgotos e preservam a água que consumimos. Por outro lado, nos últimos 20 anos, o peso médio das embalagens e de centenas de utilidades caiu por terem em sua composição plásticos, assim como o peso dos próprios veículos, o que reduz as emissões de dióxido de carbono (destruidor da camada de ozônio e gerador do efeito estufa).

    Os plásticos também reduzem o consumo da energia usada no aquecimento das casas, com aplicações que vão desde janelas, isolamentos térmicos e acústicos, esquadrias, entre outros.

    “Cabe a nós incentivar seu uso consciente e pós-consumo responsável para que o plástico continue ajudando na conservação dos recursos naturais, melhorando a qualidade de vida das pessoas e contribuindo para o crescimento econômico”, afirma Bahiense.

    Serviço: Plastech Brasil 2013
    Data: 27 a 30 de agosto
    Horário: das 14h ás 21h
    Local: Pavilhões da Festa da Uva, R. Ludovico Cavinatto, 1431, Caxias do Sul – RS

     

    Compartilhe este informativo:
    Twitter Facebook Delicious Digg Blogger LinkedIn
     
    Escola de Consumo Responsável de Sacolas Plásticas

    Próximos Eventos

    WEBINAR PERSPECTIVA DO MERCADO DE RESINAS NO BRASIL

    02/12/2020 - ONLINE

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.