Vice-presidente de Inovação da Whirlpool participará da 14ª Conferência Anpei

    28/02/2014

    A vice-presidente de Inovação da Whirlpool Corporation, Nancy Tennant, será um dos keynote speakers da 14ª Conferência Anpei de Inovação, que acontece nos dias 28 e 29 de abril no ExpoCenter Norte, em São Paulo. A executiva, que responde diretamente para o CEO da corporação, é responsável por criar e implementar as estratégias de inovação do grupo – que há mais de 15 anos figura entre as empresas líderes nos rankings de inovação. Em sua palestra, ela vai falar sobre os ecossistemas que estimulam a inovação em contraste com aqueles que destroem qualquer possibilidade de criação. Irá usar exemplos tanto da Whirlpool como de pequenas companhias, além de cases de inovação social.

    Intitulada “As duas transformações na Whirlpool Corporation: conquiste confiança e crie demanda”, a palestra de Tennant está alinhada com o tema geral da Conferência Anpei deste ano: “InovaAção – Modelos de Negócios Competitivos”, pois um dos desafios das empresas hoje é mudar o modelo calcado na inovação de produto ou processo para um conceito mais amplo.
    “Há 15 anos, decidimos trabalhar a inovação de uma forma incomum. Tínhamos duas linhas de pensar o novo que se uniram para transformar a empresa: insights sobre o cliente vinculado à marca e inovação”, conta. “Isso nos moveu de uma simples empresa de manufatura para uma companhia focada no desenvolvimento de produtos para o consumidor”, conta Tennant. A Whirlpool Corporation é líder mundial da indústria de eletrodomésticos. No Brasil, é detentora das marcas Brastemp, Consul e Kitchen Aid, e da Embraco – maior produtora de compressores de refrigeração do mundo.

    Insights – O desafio, segundo Tennant, foi ajudar os que trabalham na Whirlpool a entender como identificar os insights gerados, de forma articulada ou não, pelos consumidores e transformá-los em demanda. “A segunda transformação foi ganhar confiança para criar soluções que conquistassem os consumidores”, acrescenta. “Esses dois fatores geraram uma plataforma bem sucedida para nossa companhia prosperar e gerar resultados positivos.”
    Segundo Tennant, a cada dois ou três anos a Whirlpool Corporation cria uma nova estratégia de inovação para enfrentar o próximo nível de performance desejada. “Começamos com uma estratégia focada no aprendizado dos instrumentos, e nos movemos para outra cuja atenção estava dedicada ao desenvolvimento de produtos chave para a companhia”, lembra. Depois, a empresa migrou para estratégias que não focavam o produto, em si, para chegar à fase atual, em que o foco está além do núcleo.

    “É importante para as companhias criar um ambiente em que as pessoas possam assumir riscos calculados. As pessoas devem entender que suas ideias podem ou não dar certo e que isso não é um problema”, diz. “Ao cometer erros calculados, novos processos, produtos e modelos de negócios serão criados e implementados com sucesso”, garante.

    Além de sua posição na Whirlpool, Nancy Tennant atua como professora em programas de MBAs da Universidade University of Notre Dame Mendoza College of Business e na University of Chicago Booth School of Business, ensinando sobre inovação e mudanças organizacionais. Também é coautora de livros da área: “Unleashing Innovation: How Whirlpool Transformed an Industry”; “Strategic Innovation: Embedding Innovation as a Core Competency in Your Organization”; e “Mastering Virtual Teams”. A revista Businessweek escolheu Tennant como um dos 25 Campeões em Inovação (classificação IN25 em inglês da publicação) do mundo.

    Inscrições – As inscrições para a 14ª Conferência Anpei podem ser feitas no site www.anpei.org.br/conferencia. O evento contará com diversos conferencistas estrangeiros para discutir a inovação de uma perspectiva global. Autoridades brasileiras, como o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, estarão presentes para discutir os rumos das políticas de estímulo à inovação do País. Empresas brasileiras também apresentarão seus cases de inovação. O evento tem o patrocínio da CNI/SENAI, CNPQ/MCT, Dannemann, Fibria, Kimberly, Klabin, Merck Sharp & Dohme Farmacêutica, Natura, Oxiteno, Sebrae, Vale, Weg, além de diversos apoiadores institucionais como a Associação Brasileira da Indústria do Plástico – Abiplast.

    Próximos Eventos

    37º Encontro Nacional do Plástico | Edição Online

    27/11/2020 - Online

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.