SINDIPLAST participa do lançamento do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Cidade de São Paulo – PGIRS

    03/04/2014

    SINDIPLAST – Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de São Paulo participou ontem do lançamento oficial do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Cidade de São Paulo – PGIRS na sede da Prefeitura, com a presença do Prefeito de São Paulo, da Secretaria de Serviços, do Presidente da AMLURB, autarquia responsável pela revisão do Plano e do MMA.

    O PGIRS foi revisto com a participação popular no âmbito da VI Conferência Municipal de Meio Ambiente e contempla a Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei n° 12.305/2010 bem como a Política Nacional sobre Mudanças Climáticas – Lei nº 12.187/2009.

    Os objetivos gerais do PGIRS são dentre outros, a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental, o estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços, o incentivo à indústria de reciclagem e a gestão integrada de resíduos sólidos bem como ações de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

    O Prefeito Fernando Haddad anunciou que no dia 5 de junho entrarão em operação duas centrais mecanizadas de separação de recicláveis, que devem quintuplicar a capacidade de coleta seletiva da cidade. A meta da prefeitura é de que até 2016 a cidade recicle pelo menos 10% das 20,1 mil toneladas de lixo produzidas por dia na capital.

    A Prefeitura criou um Comitê Intersecretarial para coordenar a Política Municipal de Resíduos Sólidos do Município e para tanto conta com a colaboração de 5 Grupos técnicos de trabalho a fim de elaborar procedimentos de implementação do PGIRS, o SINDIPLAST participa dos GTs 1 e 3. O GT1 elabora o Plano Municipal de Educação Ambiental e Comunicação em Resíduos Sólidos e o GT3 o Programa de Coleta Seletiva Solidária em órgãos públicos com inclusão de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis.

     

    Imagem

    Próximos Eventos

    WEBINAR PERSPECTIVA DO MERCADO DE RESINAS NO BRASIL

    02/12/2020 - ONLINE

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.