Dia do Meio Ambiente

    05/06/2014

    “O plástico é um produto 100% reciclável, podendo retornar em sua totalidade à cadeia produtiva por diversas vezes. Entre os benefícios da aplicação do insumo reciclado estão a redução de utilização de recursos naturais, a diminuição da emissão de gases de efeito estufa – GEE, a redução da destinação dos resíduos aos aterros sanitários, assim como do desperdício do potencial ambiental e econômico, calculado pelo IPEA (Instituto de Pesquisas Aplicadas) em R$ 5 bilhões por ano”, avalia o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), José Ricardo Roriz Coelho.
    No momento em que se comemora o Dia do Meio Ambiente (5 de junho), a Abiplast destaca as iniciativas que têm realizado no sentido de promover essa cadeia, assim como o correto descarte de materiais. No âmbito da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a indústria produtora de embalagens plásticas integra o Acordo Setorial para Implementação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens pós-consumo de produtos não perigosos, juntamente com outras 20 entidades e sob a anuência do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE). O projeto está em apreciação no Ministério do Meio Ambiente e, caso aprovado, representará um marco para o alcance das metas determinadas pela legislação.
    Em 2014, a ABIPLAST lançou o Selo Nacional de Plásticos Reciclados – Senaplas. A solução visa identificar, valorizar e certificar as empresas do segmento de reciclados plásticos que atuam de acordo com os critérios socioambientais e econômicos exigidos pela Lei.
    O selo incentiva e valoriza a formalização dos recicladores, demonstrando que há empresas e produtos adequados e de qualidade no segmento, fortalecendo a cadeia que reúne atualmente cerca de 948 produtoras regularizadas (RAIS/MTE 2012).
    São elegíveis ao Selo as produtoras de matéria-prima reciclada, que comercializam resinas recuperadas e produtos transformados pelos recicladores.
    A certificação diferencia a empresa da competição desleal, destacando aquelas que atendem aos requisitos legais. Dessa forma, os compradores ganham segurança jurídica, respaldando-se em relação à responsabilidade compartilhada que integra a PNRS, e comercial, garantindo a origem e a qualidade do produto.
    A ABIPLAST apoia ainda o Prêmio de Gestão Ambiental, realizado pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de São Paulo – SINDIPLAST. O programa, que já está em sua terceira edição, visa o reconhecimento das organizações do setor de transformação e reciclagem de material plástico do estado que se destacaram pelos processos adotados em busca da excelência na gestão ambiental e pelos resultados obtidos.
    Com essas ações, a entidade incentiva soluções que destaquem as possibilidades de reutilização constante e reciclabilidade do plástico, características que asseguram seu potencial sustentável.

    Próximos Eventos

    WEBINAR PERSPECTIVA DO MERCADO DE RESINAS NO BRASIL

    02/12/2020 - ONLINE

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.