Nova ferramenta amplia transparência e facilita consulta a operações no site do BNDES

    16/04/2015

    O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresentou nesta terça-feira, em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, uma solução tecnológica que tornou ainda mais transparente a consulta aos desembolsos e às operações contratadas, na seção BNDES Transparente do site da instituição. Durante a audiência, Coutinho também apresentou as diretrizes e perspectivas da instituição para este ano.

    As velhas planilhas deram lugar a gráficos e mapas com os quais o usuário pode interagir para cruzar dados e refinar a pesquisa buscando o recorte desejado, de forma simples e intuitiva. Por meio do software Tableau, uma ferramenta de exibição de informações em painéis de relatórios interativos, o usuário pode manipular rapidamente grande quantidade de dados, sem necessidade de conhecimento especializado em aplicativos de planilha. Basta passar o mouse sobre os gráficos para obter informações adicionais.

    As estatísticas operacionais agora estão distribuídas em três painéis interativos, que permitem o cruzamento de dados: desembolso por porte de empresa, modalidade e produto; desembolso por região, Estado e porte de empresa; e desembolso por setor e porte de empresa. É possível, por exemplo, acompanhar a evolução anual dos desembolsos para microempresas em Minas Gerais, desde 1995.

    Nas consultas às operações contratadas, são dois painéis interativos. O primeiro mostra as operações diretas e indiretas não automáticas contratadas em 2014.

    Futuramente, a abrangência de tempo será expandida para um período maior. Na busca por cliente, basta digitar parte do nome. É possível fazer os recortes por área operacional do Banco, forma de apoio, modalidade e data de contratação.

    O outro painel traz as operações de exportação pós-embarque desde 1996, com buscas por país, exportador, mutuário, modalidade, categoria e ano.

    O site também fornece instruções ao usuário para que ele explore os recursos de interatividade.

    Próximos Eventos

    WEBINAR PERSPECTIVA DO MERCADO DE RESINAS NO BRASIL

    02/12/2020 - ONLINE

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.