Setor de rotomoldagem discute normas técnicas e criação de câmara setorial

    24/04/2015

    Imagem

    Em 15/4, importantes players do segmento de rotomoldagem participaram de reunião realizada na sede da ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico). A ABR (Associação Brasileira de Rotomoldagem), associada da ABIPLAST, foi parceira na realização do encontro , que abordou especialmente dois temas: a orientação sobre o processo de elaboração de normas técnicas para o segmento de rotomoldagem e a criação de uma câmara setorial dos fabricantes por rotomoldagem.

    Também estiveram presentes representantes do INP e da ABNT, que informaram os passos imprescindíveis à elaboração das normas técnicas. Ao final do encontro, ficou instituída a Câmara Setorial de Transformadores por Rotomoldagem, cujos Coordenador e Vice-Coordenador já foram definidos. Os representantes do setor avaliam que a constituição de uma Câmara Setorial na ABIPLAST, e toda movimentação que será necessária para a elaboração de normas técnicas específicas contribuirão para que mudanças importantes ocorram no cenário brasileiro da rotomoldagem.

    Exemplos de produtos

    Para citar alguns produtos em PE rotomoldado , temos: tanques de combustíveis para veículos automotores (caminhões, ônibus, tratores), tanques para pulverização de agrotóxicos, tanques de grupos geradores , cisternas, caixas d’água, brinquedos para playground, vasos para plantas, móveis e comedouros para animais. O PVC é também um material plástico muito utilizado na fabricação de bonecas, bolas e acessórios para fisioterapia por rotomoldagem.

    Sobre a rotomoldagem

    A rotomoldagem, também chamada de moldagem rotacional ou fundição rotacional, é um processo de transformação baseado no aquecimento de materiais poliméricos, no qual a fusão e a transformação de uma determinada peça ocorrem pela ação conjunta de temperatura e rotação – do ponto de vista processual, não há limites quanto às dimensões dessas peças.

    Versátil, possibilita produzir ampla gama de produtos a partir da transformação de termoplásticos. Suas principais vantagens são a possibilidade de personalização e o baixo custo.

    Próximos Eventos

    WEBINAR PERSPECTIVA DO MERCADO DE RESINAS NO BRASIL

    02/12/2020 - ONLINE

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.