Aditivos que podem melhorar performance da indústria plástica são tema de palestra

    08/05/2015

    Aditivos que podem melhorar performance da indústria plástica são tema de palestra

    O tema “Aditivos para eficiência energética no processamento de resinas e compostos termoplásticos” foi abordado nesta quarta-feira, 6 de maio, pelo especialista Adalberto Ferrari, da Dow Corning do Brasil, na última palestra do dia realizada na Ilha do Conhecimento, espaço dedicado à troca de conhecimentos técnicos da Feiplastic (Feira Internacional do Plástico), que acontece até sexta-feira, 8 de maio, no Anhembi, em São Paulo.

    Ferrari falou das propriedades do Masterbatch Siloxane, que é, essencialmente, microdispersões de polímeros peletizadas que podem ser aplicadas em resinas plásticas com diferentes cargas (até 50%).

    O especialista esclareceu que o Masterbatch é um aditivo com amplas possibilidades de aplicação pela indústria, agregando benefícios a embalagens diversas, peças automotivas, produtos têxteis, fios e cabos, eletrônicos portáteis etc. Possui excelente estabilidade, com resistência a altas temperaturas, além de reduzir a deterioração e o desgaste.

     Baixas concentrações (entre 0,1 e 1,0%) proporcionam vantagens como melhoria do fuxo do polímero e enchimento do molde, menor torque da extrusora e outros. As concentrações de 1 a 5% melhoram significativamente as propriedades de superfície (melhor lubrificação, brilho, deslizamento etc.), e sem afetar as operações pós-acabamento.

    Adalberto Ferrari foi enfático ao defender o uso de aditivos: “Sem aditivação adequada, desgata-se mais o equipamento, desperdiça-se mais energia, perde-se produtividade”, enfatizou. 

    Próximos Eventos

    BIOPLASTICS BRAZIL 2024

    24/04/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.