Com boneco de garrafa PET, médico de São Paulo ensina a salvar vidas

    26/06/2015

    Com boneco de garrafa PET, médico de São Paulo ensina a salvar vidas

    Doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no Brasil. São cerca de 350 mil óbitos por infarto todos os anos, e metade das vítimas falece em até uma hora a partir da manifestação dos primeiros sintomas.

    De acordo com a SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo -, as chances de sobrevivência são quatro vezes maiores quando o infartado está perto de alguém que seja capaz de reconhecer os sintomas, de pedir socorro ao serviço adequado (SAMU ou Corpo de Bombeiros) e, principalmente, de iniciar as compressões torácicas, também conhecidas como massagem cardíaca ou RCP – ressuscitação cardiopulmonar.

    Qualquer um pode aplicar a massagem cardíaca, desde que tenha aprendido a técnica. Porém, os bonecos usualmente empregados em treinamentos como este custam caro – cerca de 50 dólares cada um – e podem ser usados até seis vezes, no máximo. Para viabilizar treinamentos em larga escala, foi necessário buscar outra solução.

    Esta solução atende pelo nome de “Guizinho”, em homenagem ao seu criador, o médico cardiologista Agnaldo Pispico. Basicamente, trata-se de um boneco feito com uma garrafa pet tampada e cheia de ar – cuja pressão fica idêntica ao do tórax humano -, juntamente com outros materiais reciclados usados para encher a camiseta velha com extremidades grampeadas, que serve de invólucro ao “corpo” do boneco.

    Testes realizados com 200 estudantes em uma escola de Araras (SP) mostraram que o treino feito com o boneco “Guizinho” é 40% mais eficaz do que aquele realizado com os tradicionais manequins importados. No último Congresso da SOCESP, realizado no início de Junho, mais de 2 mil pessoas, em sua maioria estudantes da rede estadual de ensino, foram treinadas por médicos e bombeiros utilizando apenas bonecos feitos de garrafa PET.

    Para saber mais, acesse: http://www.socesp2015.com.br/treinamentoemmassa/

     

    Próximos Eventos

    WEBINAR PERSPECTIVA DO MERCADO DE RESINAS NO BRASIL

    02/12/2020 - ONLINE

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.