Holanda planeja substituir asfalto por plástico reciclado

    17/07/2015

    A Holanda pretende dar um salto à frente nos quesitos economia e sustentabilidade.

    O País pretende ser o pioneiro a utilizar a inovadora técnica de pavimentar as ruas com plástico reciclado e deixar o velho asfalto para trás.

    Entre as vantagens de uso do novo material estão a facilidade na instalação, além de menos manutenção e a durabilidade triplicada, que resulta em menos obras e, consequentemente, em menos engarrafamentos.

    Além disso, o espaço oco formado pelas seções pode ser utilizado para otimizar espaços, dando passagem para cabos de energia ou encanamento de esgoto.

    Um modelo, batizado de PlasticRoad, foi desenvolvido pela subdivisão da empresa holandesa VolkerWessels. Em poucas semanas, cada seção da estrada pode ser pré-fabricada usando apenas material reciclado como matéria-prima.

     

    Imagem

    O espaço oco formado pelas seções pode ser utilizado para passagem de cabos de energia ou encanamento de esgoto

     

    A empresa garante que o material resiste a temperaturas elevadas, resistindo a calor de até 80°C.

    Embora seja ainda um conceito, a VolkerWessels espera pavimentar totalmente uma via pública com o plástico reciclado em um prazo de três anos, segundo publicou o jornal “The Guardian”.

    A fim de testar o projeto, a empresa está à procura de parceiros e já despertou o interesse da cidade de Roterdã, que já disponibilizou uma espécie de laboratório.

     

    Próximos Eventos

    37º Encontro Nacional do Plástico | Edição Online

    27/11/2020 - Online

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.