Empresários da indústria do plástico da Bahia receberam capacitação em custos e rentabilidade

    23/10/2015

    Empresários da indústria do plástico da Bahia receberam capacitação em custos e rentabilidade

    O Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) realizou, no último dia 21, em Salvador, uma capacitação profissional com foco em custos e rentabilidade para mais de 30 empresas da transformação plástica. O objetivo da capacitação é contribuir para a estruturação de modelos internos de gerenciamento, procedimentos fundamentais para o bom andamento dessas empresas. A apresentação do modelo foi feita pela consultoria financeira e de investimentos Advisia e contou com o apoio do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado da Bahia (SINDIPLASBA).

    Durante a apresentação, os empresários tiveram acesso a conceitos contábeis e financeiros. Também assistiram a demonstrações do funcionamento do modelo de operação: como a empresa pode fazer a alocação dos custos classificados por produto, como extrair os resultados por meio de relatórios pré-definidos, acompanhar preços de produtos, administrar o fluxo de caixa, avaliar a rentabilidade do seu negócio, entre outros.

    De acordo com o presidente do SINDIPLASBA, Luiz Oliveira, a realização de um evento como este é fundamental para o fortalecimento do setor e a inserção do módulo de apuração de custos, nasceu de uma solicitação do SINDIPLASBA da Bahia, sindicato patronal que agrega mais de 180 indústrias, face a procedimentos empíricos adotados por pequenas indústrias para apuração de custos. “Esse tipo de procedimento induzia as empresas a praticarem preços irreais, ora acima do mercado, ora abaixo do mercado”, afirma Oliveira. E completa: “a apuração correta de custos será benéfica para toda a cadeia, pois modernizará a gestão também nas pequenas e médias indústrias”, afirma o executivo.

    O PICPlast é uma iniciativa da Braskem, maior petroquímica das Américas, em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), entidade que representa a indústria da transformação plástica no Brasil. O plano foi lançado em 2013 com o objetivo de desenvolver programas estruturais que contribuam com a competitividade e crescimento da transformação plástica de forma conjunta entre a 2ª e 3ª gerações da cadeia produtiva do plástico.

    Para mais informações sobre o PICPlast, acesse: http://www.picplast.com.br.

     

    Próximos Eventos

    37º Encontro Nacional do Plástico | Edição Online

    27/11/2020 - Online

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.