No ABC paulista, novas instalações do SENAI-SP prometem avanços tecnológicos importantes no desenvolvimento de materiais

    23/10/2015

    No ABC paulista, novas instalações do SENAI-SP prometem avanços tecnológicos importantes no desenvolvimento de materiais

    O diretor superintendente da ABIPLAST e do SINDIPLAST, Paulo Teixeira, acompanhou nesta sexta-feira, 23/10, a inauguração do Núcleo de Materiais Avançados e Nanocompósitos da Escola SENAI Mário Amato, em São Bernardo do Campo (SP).

    A nova área recebeu investimento de R$ 14,5 milhões e oferece estrutura completa para a prestação de serviços técnicos e tecnológicos para as indústrias que investem no desenvolvimento e na pesquisa de materiais não-metálicos – por exemplo, polímeros e compósitos. Estrategicamente, isso significa um olhar mais voltado para o desenvolvimento de materiais leves, com alto potencial de aproveitamento e produtividade, seguros e aptos a amplo leque de possíveis aplicações.

    O núcleo se divide em dois ambientes, sendo um laboratório de caracterização de materiais e um laboratório de processamento de materiais poliméricos e cerâmicos, que produz amostras em escala laboratorial para a execução de testes.

    Além de Teixeira, estiveram presentes diversas autoridades políticas e representantes da indústria. Entre eles, o Secretário de Governo do Município de São Caetano do Sul, Nilson Bonome; Walter Vicioni Gonçalves, diretor regional do Senai-SP e superintendente do Sesi-SP; Ricardo Terra, diretor técnico do Senai-SP; Claudemir Facco de Oliveira, diretor da Escola Senai Mário Amato; e o presidente do Sistema Fiesp, Paulo Skaf, que discursou energicamente contra a intenção do Governo Federal restringir os repasses feitos para o Sistema S.

    Durante seu pronunciamento, Skaf ressaltou que, no Estado de São Paulo, as duas instituições cumprem papéis fundamentais, suprindo lacunas deixadas pelo Poder Público – no caso do Sesi-SP, oferecendo educação a crianças e jovens, práticas esportivas, cuidados com saúde e higiene e outras práticas focadas em bem-estar e cidadania; e, no que se refere ao Senai-SP, com a oferta de cursos profissionalizantes da mais alta qualidade. Apenas este ano, o Senai-SP conquistou seis das 11 medalhas de ouro obtidas pelo Brasil na WorldSkills São Paulo 2015, ficando no top do ranking entre os 60 países participantes.

     

    Próximos Eventos

    WEBINAR PICPlast – Futuro do Trabalho

    26/10/2021 - ONLINE

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.