Semana do Plástico ES inicia na segunda-feira, 26

    26/10/2015

    Começa nesta segunda-feira, 26, e vai até sábado, 31, a Semana do Plástico ES, principal evento da indústria de Transformados Plásticos no Espírito Santo. Com o tema “Você e o Plástico”, a programação terá a inauguração da Escola Senai do Plástico “Antonio Carlos Torres”, Rodada de Negócios, palestras técnicas, exposição itinerante de produtos e serviços, curso, treinamento e outros. O evento é realizado pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Espírito Santo (Sindiplast-ES).

    O setor do plástico possui mais de 120 empresas no Espírito Santo, que geram aproximadamente 8 mil postos de trabalhos, entre diretos e indiretos. O objetivo do evento é fortalecer e dar mais visibilidade a esse segmento, aproximar empresários e parceiros para a promoção de negócios, valorizar os profissionais da área e chamar a atenção da sociedade para a necessidade da responsabilidade socioambiental.

    Segundo o presidente do Sindiplast-ES, Neviton Helmer Gasparini, durante a semana serão debatidos pontos importantes relacionados ao plástico, como a atitude que cabe a cada um em relação ao produto, tão utilizado no dia a dia.

    “Vamos levar uma reflexão quanto ao uso responsável, descarte e reuso do plástico. O tema será abordado de diferentes maneiras, com ações voltadas empresários, parceiros, profissionais da área e estudantes, que poderão replicar para suas famílias e fazer o assunto chegar à sociedade em geral”, observa Neviton Gasparini.

    O presidente do Sindiplast-ES ressalta que esta é a oitava edição do evento, que já se tornou tradicional para o setor e serve de modelo para outros estados. “Quando realizamos parcerias e motivamos nossos profissionais, alcançamos a solidez necessária para manter a continuidade do evento. A Semana do Plástico é importante para o fortalecimento do associativismo, para o desenvolvimento da indústria do Estado e para integração de todos que fazem parte do segmento Plástico”, acrescenta.

    Inauguração da Escola Senai do Plástico será destaque da programação

    O destaque maior da Semana do Plástico neste ano fica por conta da inauguração oficial da Escola Senai do Plástico “Antonio Carlos Torres”, que será realizada na quinta-feira, 29, às 8h, no Senai Civit 1, na Serra. A instituição já funciona em uma área de 600 metros quadrados do Senai Civit 1, com capacidade para qualificar cerca de 800 profissionais por ano, sendo resultado de uma parceria do Sindiplast-ES com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-ES).

    “A Escola do Plástico foi concebida para atender a uma demanda que angustiava o empresariado capixaba e comprometia a competitividade das indústrias de Plástico em relação a outros estados, que é a falta de mão de obra qualificada”, destaca o diretor para Assuntos Tributários e ex-presidente do Sindiplast-ES, Leonardo de Castro, que iniciou, no ano 2010, as negociações junto à Findes para a implantação da instituição de ensino.

    Os investimentos na Escola do Plástico chegarão a R$ 4 milhões. Somente em maquinário e nas instalações, já foram investidos R$ 1,8 milhão, o que coloca a instituição entre as mais modernas e bem equipadas do país para as atividades práticas e teóricas voltadas para o segmento de Transformados Plásticos.

    PicPlast pela primeira vez no Estado

    A oitava edição da Semana do Plástico ES também trará pela primeira vez ao Espírito Santo o PicPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, com programas que contribuem para a competitividade, a inovação e o crescimento do setor. A ação é resultado de uma parceria entre Sindiplast-ES, Braskem e Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e promoverá na quarta-feira, 28, um treinamento em Exportação, Custos e Rentabilidade para empresários e gestores do segmento Plástico.

    PROGRAMAÇÃO

    26 de outubro (segunda-feira)

    Abertura da Semana do Plástico e Homenagem à 1ª Turma do Curso Técnico em Plásticos da Escola do Plástico do Espírito Santo
    Local: Centro de Eventos Steffen, Serra (ES).
    Horário: 20h.

    27 de outubro (terça-feira)

    Palestras técnicas
    – Uso do plástico na agricultura (Braskem)
    – Câmara Quente (Synchro-Plast)
    Local: Senai Civit
    Horário: 19h.

    28 de outubro (quarta-feira)

    PicPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico
    Local: Salão da Indústria – Findes.
    Horário: 9h as 17h.
    Inscrições gratuitas: 0800 878 0093 e picplastes@teleeventos.com.br.

    29 de outubro (quinta-feira)

    Inauguração oficial da Escola Senai do Plástico “Antonio Carlos Torres”
    Local: Senai Civit
    Horário: 8h

    Abertura da exposição “Produtos da Indústria de Transformação do Plástico do ES”
    Locais: Centros Integrados Sesi Senai de Vitória, Serra, Aracruz, Linhares, São Mateus, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.

    30 de outubro (sexta-feira)

    Almoço de Negócios
    Parceria com o BNDES
    Local: Salão da Indústria
    Horário: 12h

    31 de outubro (sábado)

    PlastKids (profissionais da indústria com filhos de até 10 anos)
    Local: Sesi Jardim da Penha.
    Horário: 13h30.

    26 a 29 de outubro (segunda a quinta)

    Curso Avançado de Preparador e Regulador de Injetoras
    Local: Senai Civit
    Horário: 18h

     

    Próximos Eventos

    WEBINAR PERSPECTIVA DO MERCADO DE RESINAS NO BRASIL

    02/12/2020 - ONLINE

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.