Palavra do Presidente

    22/01/2016

    Palavra do Presidente

    Estimados Associados,

    A atual conjuntura do País nos preocupa diariamente. Somos bombardeados pelos veículos noticiosos, que inundam seus canais com conteúdos e informações negativas, o que de certa forma tende a nos desanimar, dissuadindo o nosso raciocínio crítico e estimulando dúvidas e temores.

    É da natureza humana sentir receio daquilo que é desconhecido, que não faz parte dos nossos planos ou do cotidiano ao qual estamos acostumados. Quem sabe até acomodados…

    O poeta Ralph Waldo Emerson disse que “o medo derrota mais pessoas do que qualquer outra coisa no mundo”. Mas, será que realmente temos motivos para desanimar ou sentir medo? Não!

    Apesar de vivenciarmos um momento delicado da economia em âmbito mundial, com retração de alguns mercados e instabilidade da moeda, a expectativa da indústria de transformação do plástico em 2016 é que o volume de produtos exportados aumente 16,6% em relação a 2015, chegando à casa de 301 mil toneladas exportadas, mantendo cerca de 324 mil postos de trabalhos.

    Embora, em princípio, os resultados da indústria como um todo não parecem tão animadores, pois refletem a atual conjuntura econômica e a generalizada falta de competitividade do País, o setor de transformação do plástico, tende a ganhar exponencialmente com o aumento de exportações, ajudado pela valorização do dólar, auxiliando na reconstrução econômica nacional.

    Esse prognóstico só demostra que, mesmo com as reais dificuldades, estamos no caminho certo, possibilitando que as vendas externas contribuam para um grau de estabilidade em 2016 e melhora do desempenho do setor no próximo ano.

    Assim, para continuarmos a trilhar um caminho positivo e visando um futuro próspero e produtivo, contamos com o apoio de cada um de vocês. Só assim poderemos ajudar o setor a crescer, cada vez mais, buscando desenvolvimento e também contribuindo para que o País vença a luta contra a crise. Nosso objetivo é a retomada do crescimento, estabelecendo um novo ciclo sustentável e competitivo.

    Abraço,

    José Ricardo Roriz Coelho,
    Presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico

    Próximos Eventos

    WEBINAR PERSPECTIVA DO MERCADO DE RESINAS NO BRASIL

    02/12/2020 - ONLINE

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.