ABIPLAST lança cartilha de reciclabilidade de materiais plásticos pós-consumo

    08/04/2016

    ABIPLAST lança cartilha de reciclabilidade de materiais plásticos pós-consumo

    A ABIPLAST e a Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos – CNRMP -, no ano de 2015, se dedicaram em elaborar um material que fosse destinado a sua cadeia à jusante. Isso porque, tendo em vista que 34,5% do consumo aparente de materiais plásticos é destinada às embalagens pós-consumo, a Entidade e os integrantes de sua Câmara de Reciclagem viram a necessidade de criar uma sinergia entre a indústria de transformados plásticos e seus usuários, sempre objetivando a sustentabilidade.

    A “Cartilha de Reciclabilidade de Materiais Plásticos Pós-consumo” será lançada durante o workshop de reciclabilidade que contará com a presença da ABRE (Associação Brasileira de Embalagem), do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem) e do CETEA (Centro de Tecnologia de Embalagem), apresentando suas respectivas visões sobre ecodesign e reciclabilidade, ressaltando as possibilidades, ações e práticas para o desenvolvimento de embalagens sustentáveis.

    Atualmente o Brasil recicla o equivalente a 24% dos materiais descartados. Considerando que existe uma necessidade prevista na Lei 12.305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos em aumentar os índices de reciclagem das embalagens e, estando também prevista a responsabilidade compartilhada da cadeia, esta cartilha foi idealizada com a finalidade de criar uma visão convergente sobre ecodesign, compatibilização de materiais plásticos e uso de aditivos que contribuam para o aumento dos índices de reciclagem de embalagem pós-consumo. Ela será destinada à indústrias usuárias destas embalagens, como as de alimentos e bebidas e produtos de limpeza, dentre outras e foi elaborada pela indústria fabricante dessas embalagens e pelos recicladores de materiais plásticos, atores estes que comprovarão de fato os aumentos nos índices de reciclagem.

    Segundo o presidente da ABIPLAST, José Ricardo Roriz Coelho, a iniciativa visa auxiliar os diversos elos da cadeia na adequação de seus processos e produtos aos modelos contemporâneos sustentáveis. “Acreditamos que a presente publicação possa contribuir com as indústrias usuárias de embalagens plásticas, com as de transformação e com as recicladoras, para que os produtos desenvolvidos e os consequentes resíduos plásticos gerados estejam de acordo com os atuais conceitos de sustentabilidade” – afirma.

    A publicação será distribuída às indústrias de transformação de plástico do Brasil e também para as empresas de reciclagem, sindicatos estaduais, indústrias usuárias de embalagens plásticas e suas respectivas associações de classe. O objetivo é promover ampla conscientização da cadeia produtiva quanto à concepção de embalagens que sejam passíveis de aumento nos índices de aproveitamento para a reciclagem, com foco na sustentabilidade.

    O evento acontece em São Paulo no dia 15 de abril, das 14h às 16h30, na sede da ABIPLAST, Av. Paulista, nº 2439, 8º andar.

    Confirmação de Presença: rsvp@abiplast.org.br

    Próximos Eventos

    37º Encontro Nacional do Plástico | Edição Online

    27/11/2020 - Online

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.