Câmara Federal discutiu o panorama do setor da reciclagem no Brasil

    25/05/2016

    Os representantes da indústria de transformados estiveram presentes na sessão de Grande Expediente na Câmara Federal, que aconteceu na quarta-feira (18), para falar sobre o “Panorama do Setor da Reciclagem no Brasil”. O consultor da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), Gilmar do Amaral, representou a entidade durante o encontro que fez alusão ao Dia Internacional da Reciclagem, celebrado anualmente em 17 de maio.

     

    Imagem

     

    Proposto pelo deputado Carlos Gomes (PRB/RS), que preside, em nível nacional, a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, a sessão expôs as principais estatísticas do setor com intuito de apontar caminhos para o desenvolvimento da atividade.

    Os interlocutores do setor relembraram a importância da Lei 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e determinou o compartilhamento de responsabilidades sobre o lixo entre a população, as indústrias, o comércio e o Poder Público. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), apenas 3% de todo o lixo produzido em nosso território é reciclado, sendo que, a reciclagem movimenta aproximadamente R$ 12 bilhões anualmente.

    A ABIPLAST faz parte da Coalizão Empresarial, grupo formado por produtores de embalagens, usuários de embalagens, distribuidores de produtos e o comércio varejista, que assinou com o Governo Federal por meio do Ministério do Meio Ambiente, o acordo setorial para implantação do sistema de logística reversa de embalagens em geral. Conforme ressalta o consultor da ABIPLAST “com o acordo, a quantidade de embalagens para reciclagem aumentará de forma significativa, tornando-se necessário o estabelecimento de uma indústria de reciclagem robusta e organizada capaz de atender as demandas”. Ele ainda ressaltou que a indústria produtora de embalagens é a responsável pelo seu retorno para reciclagem, de acordo com a Lei 12305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

    Composta por 22 sindicatos da indústria de transformação de materiais plásticos em 14 estados da federação, representando as indústrias de transformação e também as indústrias de reciclagem de material plástico, sendo o segmento de reciclagem formado por 1084 indústrias, a ABIPLAST é importante para o desenvolvimento sustentável do país. “Essa indústria é de suma importância para o meio ambiente, pois o plástico é um material 100% reciclável, isso significa um grande ganho ambiental, garantindo e comprovando a sustentabilidade do material plástico”, afirmou Gilmar.

     

    Próximos Eventos

    WEBINAR PERSPECTIVA DO MERCADO DE RESINAS NO BRASIL

    02/12/2020 - ONLINE

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.