Silo Bolsa, a inovação do plástico na agricultura

    15/09/2016

    Silo Bolsa, a inovação do plástico na agricultura

    Uma das grandes inovações do plástico para o Setor Agrícola é o silo bolsa, uma solução prática e economicamente viável para o agricultor.

    Silo Bolsa é um túnel flexível, que cria uma atmosfera sem oxigênio e impede o desenvolvimento de pragas e insetos durante o armazenamento de grãos, silagem para alimentação animal, fertilizantes e outros. A instalação é fácil e o investimento é baixo para manter o produto conservado com qualidade por até 12 meses.

    Além da economia, a solução traz outras vantagens para o produtor:
    – Separação da safra por lotes e produtos por qualidades específicas
    – Produtos com umidades diferentes
    – Produtos com diferentes teores de proteína ou coloração
    – Em armazéns, evita a mistura entre bons produtos e os de qualidade inferior (produtos da pré-limpeza)

    Otimização da logística

    A falta de estradas, o valor elevado de fretes, e a escassez de caminhões pela alta demanda da época, são fatores que podem comprometer a colheita. O silo bolsa garante o trabalho ininterrupto.

    Valorização da colheita
    A época da colheita nem sempre é a ideal para a comercialização do produto. Com o silo bolsa, existe a possibilidade de o agricultor aguardar a época mais valorizada para negociar a sua safra.

    Armazenamento viável para qualquer produtor

    Com sua versatilidade, o silo bolsa pode acompanhar rapidamente todas as necessidades do mercado e ser adaptado facilmente a qualquer mudança no perfil do agricultor, da sua produção e tipo de cultura.

    Proteção contra agentes externos e pragas

    Além da hermeticidade garantida pela tecnologia, o polietileno utilizado no silo bolsa atua como uma barreira contra o desenvolvimento e proliferação de pragas e insetos nos grãos armazenados, evitando a necessidade de controles químicos periódicos como no caso dos silos convencionais.

    Conserva a qualidade dos grãos
    A mercadoria armazenada no silo bolsa não tem contato com agentes externos e basicamente não existe movimento interno de ar. Com a ausência de oxigênio no interior das bolsas, as características da semente se mantêm inalteradas. Por isso, a qualidade dos grãos é mantida integralmente.

    Próximos Eventos

    WEBINAR LGPD NAS EMPRESAS | 28 DE ABRIL

    28/04/2021 - ONLINE

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.