RECICLAGEM | Carlos Gomes quer tributação diferenciada para recicladores de plástico

    25/11/2016

    Luiz Hartmann, Paula Pariz, Paulo Teixeira, Carlos Gomes e Ricardo Hajaj
    Luiz Hartmann, Paula Pariz, Paulo Teixeira, Carlos Gomes e Ricardo Hajaj

    O deputado federal Carlos Gomes (PRB) acolheu nesta quarta-feira (23) pedido de criação de identidade tributária para distinguir as matérias-primas plásticas recicladas das matérias virgens. O parlamentar reuniu-se, em Brasília, com o coordenador da Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), Ricardo Hajaj, e com o diretor-superintendente da entidade, Paulo Teixeira.

    “O setor é composto de 1.084 empresas em todo o país, que empregam mais de 10 mil pessoas, e sofre com a tributação que trata de forma igual estruturas produtivas completamente diferentes. Se não houver revisão desta matéria, muitos postos de trabalho podem ser fechados”, alerta o deputado, que preside, em nível nacional, a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem.

    No Brasil, o plástico representa 14% do material descartado, segundo o Instituto Nacional de Pesquisa Aplicada (IPEA). “Somos agentes ambientais e o elo das grandes indústrias com a sustentabilidade. Carecemos de atenção especial do Poder Público para que o ramo que hoje agoniza, não morra. A minha empresa tinha 110 funcionários no ano passado e devo fechar 2016, infelizmente, com apenas 60 trabalhadores”, lamenta Ricardo Hajaj.

    Também participaram do encontro em que o deputado recebeu um exemplar do livro Do Cinza à Cor, que conta a história das relações de afeto entre catadores e seus animais de estimação, o representante do Sindicato das Indústrias do Material Plástico do Rio Grande do Sul (SINPLAST/RS), Luiz Hartmann, e assessora da Abiplast, Paula Pariz.

    Próximos Eventos

    WEBINAR PERSPECTIVA DO MERCADO DE RESINAS NO BRASIL

    02/12/2020 - ONLINE

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.