ABIPLAST participa da feira Waste Expo Brasil 2016

    29/11/2016

    ABIPLAST participa da feira Waste Expo Brasil 2016

    No dia 22 de novembro, o coordenador da Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos (CNRMP) da ABIPLAST, Ricardo Hajaj, participou da Waste Expo Brasil 2016, feira dedicada a gestão integrada de resíduos sólidos, onde apresentou as ações que estão sendo realizadas pela ABIPLAST e CNRMP em prol da reciclagem de materiais plásticos. O evento aconteceu no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo, entre os dias 22 a 24.

    Ricardo participou do painel de “Embalagens na Reciclagem” e enfatizou a importância do setor de transformados plásticos para quesitos importantes da economia nacional, como a geração de empregos, faturamento e produção física. Além disso, o coordenador destacou particularidades da cadeia da reciclagem de materiais plásticos, que ao contrário dos demais materiais cuja reciclagem é realizada pela própria indústria de transformação, no caso do plástico existe um outro elo que são os recicladores, responsáveis pela aquisição do resíduo e transformação em matérias-primas para aí sim serem destinadas para as indústrias de transformação de material plástico.

    De acordo com a ABIPLAST, houve um aumento de mais de 100% do número de empresas recicladoras no Brasil, entre 2007 e 2014, e atualmente gera cerca de 10 mil vagas de emprego. Além disso, de acordo com o mapeamento da indústria de reciclagem, realizado pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA), foram retiradas do meio ambiente 681 mil toneladas de resíduos plásticos pós-consumo, que originaram mais de 615 mil toneladas de materiais plásticos reciclados.

    Com o intuito de apoiar os recicladores, a ABIPLAST vem realizando algumas ações referente a reciclagem de plásticos, dentre elas uma certificação que visa identificar e valorizar as empresas do setor, que trabalham dentro dos critérios Socioambientais e Econômicos exigidos pela Lei, chamado de Selo Nacional de Plásticos Reciclados (SENAPLAS). Também elaborou a “Cartilha de Reciclabilidade de Materiais Plásticos Pós-consumo”, em parceria com a Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos (CNRMP), para promover ampla conscientização da cadeia produtiva quanto à concepção de embalagens que sejam passíveis de aumento nos índices de aproveitamento para a reciclagem, com foco na sustentabilidade.

    O representante da ABIPLAST dividiu o painel com outros especialistas como Victor Bicca, presidente do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), o consultor da Associação Nacional dos Aparistas de Papel (ANAP), Pedro Vilas Boas, presidente da Cooperativa de Coleta Seletiva da Capela do Socorro, Telinis Basílio e Ana Paula Bernarde, gerente de projetos de Embalagens da Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (ABIVIDRO).

    A Waste Expo Brasil 2016 reuniu empresas locais e internacionais que vendem estritamente serviços, máquinas e equipamentos para a gestão dos resíduos sólidos e apresentou diversas novidades para o setor.

    Maiores Informações : http://www.wasteexpo.com.br/assets/apresenta_v5.pdf

    Próximos Eventos

    BIOPLASTICS BRAZIL 2024

    24/04/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.