Sistema Campo Limpo, programa de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas estará presente na Operação Reciclar

    29/03/2017

    Sistema Campo Limpo é a denominação do programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no qual o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) atua como núcleo de inteligência . Abrangendo todas as regiões do país, o Sistema tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, indústria, canais de distribuição e poder público, conforme determinações legais, o que tem garantido seu sucesso. Foi criado em dezembro de 2001 como resultado da união da indústria do setor para atender às determinações da Lei 9.974/2000 que definiu os princípios do recolhimento e manejo das embalagens vazias, a partir de responsabilidades compartilhadas entre todos os agentes da produção agrícola – agricultores, canais de distribuição, indústria e poder público.

    Participam desse programa de logística reversa mais de 90 empresas associadas, que respondem por 85% dos custos do sistema, sendo que cada uma destina recursos de forma proporcional ao volume de embalagens colocadas no mercado.

    O Sistema tem uma rede composta por mais de 400 unidades de recebimento de embalagens vazias, em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal, gerenciadas por cerca de 260 associações de revendedores. Os produtores rurais adquirem os defensivos agrícolas em aproximadamente cinco mil distribuidores e cooperativas e se responsabilizam pela lavagem e inutilização das embalagens pós-consumo para, então, enviá-las às unidades de recebimento. De lá, as embalagens seguem para seu destino final, que pode ser a incineração ou a reciclagem. O poder público, nas esferas municipal, estadual e federal, respondem pela fiscalização do Sistema e pela orientação e licenciamento das unidades de recebimento, além do apoio às ações educativas.

    O Sistema Campo Limpo será um dos parceiros no projeto Operação Reciclar que ocorrerá de 3 a 7 de abril, no Expo Center Norte, dentro da FEIPLASTIC. A ABIPLAST, como atual curadora da Operação Reciclar inovou, trazendo soluções de alto valor agregado que utilizam material plástico reciclado e os produtos fabricados pela CIMFLEX com material destinado pelo Sistema Campo Limpo serão apresentados no estande.

    A Operação Reciclar trará também o processo de reciclagem de materiais plásticos em tempo real para que os visitantes possam compreender melhor como esse processo é realizado.

     ImagemImagem

    Próximos Eventos

    BIOPLASTICS BRAZIL 2024

    24/04/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.