AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DE PRODUTOS

    09/05/2017

    O vídeo abaixo mostra como podemos contribuir com nossas escolhas para uma vida melhor. Você vai ficar sabendo como o Kiko, personagem central, enfrenta a escassez das reservas de água na própria casa, tendo em vista que economizar não é prioridade para ele.     

     

     O conteúdo do vídeo mostra o ciclo de vida dos produtos que consumimos diariamente e apresenta a ferramenta ACV – Avaliação de Ciclo de Vida.

    Imagem

    Tudo começa com a extração de matérias-primas. O petróleo, por exemplo, é o que produz o plástico do potinho de iogurte de cada dia. O leite é usado para fazer o iogurte, o morango vai dar o sabor e a tampinha de alumínio produz a vedação. São muitos processos diferentes e cada um deles exerce um impacto no meio ambiente.

    Em vários momentos também há a necessidade de transporte. Depois existe o armazenamento e a distribuição até chegar ao consumidor. E tudo isso não precisa acabar no lixo, sendo que o potinho de iogurte pode ser reciclado e dar origem a novos produtos que recomeçam, ou melhor, continuam o ciclo.

    A ACV faz uma análise rigorosa dos impactos ambientais de todas as etapas do processo produtivo. A análise tem auxiliado as indústrias a tomar decisões para melhorar processos, produtos e serviços.

    Todo elemento presente no universo, inclusive as pessoas, tem seu ciclo de vida. Com essa ferramenta vai ficar irresistível prestar atenção em cada coisa ao nosso redor e comparar os impactos dos produtos para fazermos escolhas cada vez mais conscientes a fim de termos um planeta mais sustentável.

    Próximos Eventos

    WEBINAR PERSPECTIVA DO MERCADO DE RESINAS NO BRASIL

    02/12/2020 - ONLINE

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.