PRIMEIRA EMPRESA DE TRANSFORMAÇÃO DO BRASIL RECEBE A CERTIFICAÇÃO OCS BLUE – 5ª ESTRELA DO PROGRAMA PELLET ZERO

    27/01/2023

    Objetivo da certificação é reduzir a perda de pellets nas indústrias de transformação e reciclagem de materiais plásticos

    A Bomix, indústria de embalagens plásticas com sede na Bahia e filias no Ceará e em São Paulo, conquistou a 5ª estrela do Programa Pellet Zero – PPZ, a Certificação OCS Blue®, concedida pela ABIPLAST, licenciadora da Operation Clean Sweep®.

    A Bomix voltou seus esforços em desenvolver uma prática importantíssima em termos de sustentabilidade, reduzindo as perdas do processo produtivo e eliminando o risco de perdas dos grãos plásticos, os chamados pellets.

    Em dois anos, o bom desempenho da Bomix nas ações do PPZ resultou na conquista da Certificação OCS Blue®, tornando-se a primeira empresa de transformação do Brasil membro OCS Blue®. Desde agosto, a Bomix está no mais alto nível de um grupo de empresas globais que se preocupam com a eliminação dos pellets plásticos no meio ambiente.

    O gerente de Sustentabilidade da Bomix, Sergio Weiss, sublinhou que a iniciativa faz parte do conjunto de ações e projetos do Programa ESG da empresa. “A certificação é de fundamental importância para a credibilidade e a sustentabilidade do negócio junto aos nossos clientes e o compromisso com a preservação do meio ambiente, na medida em que ratifica a responsabilidade, segurança e qualidade dos nossos processos e produtos, visando sempre atender às expectativas e demandas de todos, interna e externamente”, explicou Weiss.

    Segundo o gerente de Sustentabilidade da empresa, dentro do seu segmento, a Bomix vem liderando diversas ações de mercado, inovações, desenvolvimentos de produtos e práticas alinhadas às grandes empresas multinacionais. “A certificação PPZ – OCS Blue® alinha-se com este espírito de vanguarda ao mesmo tempo em que sinaliza a real preocupação com preservação ambiental e redução do consumo de recursos”, pontuou.

    A Bomix espera que o próprio exemplo atraia outras empresas do segmento e de todo o setor do plástico. “É importante que as companhias também compreendam a importância de tratarem os pellets de forma estrutural em seus processos, buscando a certificação e demonstrando conscientização ambiental”, ressalta Sergio Weiss.

    Na avaliação de Ricardo Minoru Gibo, auditor do PPZ pelo Instituto SENAI de Inovação Mario Amato, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, o compromisso da empresa e dos colaboradores é fundamental para o sucesso do Programa Pellet Zero. Além disso, segundo ele, investimento em infraestrutura, capacitação, conscientização, motivação para iniciar e dar continuidade ao programa, definir metas ousadas de diminuição das perdas dos pellets, para que as ações sejam consistentes e efetivas são etapas igualmente essenciais para a conquista da certificação.

    De acordo com o auditor do SENAI, o cumprimento dos passos de 1 a 4 do Manual de Implementação do PPZ podem ser dados ao longo de 24 meses. “Esse tempo pode ser maior ou menor em função da situação inicial, foco e compromisso da empresa e dos colaboradores”, avalia Ricardo Minoru Gibo, complementando que a auditoria de manutenção da certificação é realizada a cada dois anos.

    O diretor superintendente da ABIPLAST, Paulo Teixeira, lembra que a entidade é licenciadora Operation Clean Sweep® desde 2014, em sinergia com os pilares da Economia Circular e da agenda ASG. “A ABIPLAST desempenha seu protagonismo ao adaptar a certificação OCS à realidade brasileira, criar e fomentar a implantação do PPZ”, pontua Teixeira.

    “Enxergamos nessa conquista da Certificação OCS Blue® pela Bomix um potente farol a orientar todas as empresas para a importância de aderirem ao programa, não só pelo compromisso com a sustentabilidade, mas também pela resolutividade desses protocolos, que evitam perdas de pellets, impactando as organizações ambiental e financeiramente”, completa o diretor superintendente da ABIPLAST.

    Próximos Eventos

    BIOPLASTICS BRAZIL 2024

    24/04/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.