50 ANOS ABIPLAST

Imagem
Presidente da ABIPLAST - José Ricardo Roriz Coelho
MENSAGEM DO PRESIDENTE

Parabéns! Completamos 50 anos e cada um dos representantes da indústria de transformadores e recicladores plásticos pode se orgulhar de fazer parte dessa história. Foi o espírito de união e de associativismo que permitiu à ABIPLAST exercer o papel de agregadora e representante do setor, atuando na defesa dos interesses dessa indústria junto aos fabricantes de matéria-prima, governos, entidades civis, ONGs, enfim, sendo a face do setor diante da sociedade.

Também foi a representatividade da nossa Associação que possibilitou a promoção da imagem positiva do plástico e o desenvolvimento de ações para que o material cumpra seu ciclo de vida em sintonia com a legislação vigente e as inovadoras discussões sobre a economia circular.

É com o objetivo de resgatar e registrar essa história e a trajetória da indústria de transformados plásticos e recicladores que apresentamos esse livro comemorativo. Nele se encontra uma retrospectiva de marcos econômicos relevantes para o setor, como, por exemplo, a expansão da indústria petroquímica na década de 70, a redução das barreiras de importação no início da década de 90 e a implantação intensiva dos robôs junto às máquinas a partir do final do século XX.

A publicação também é uma oportunidade para se conhecer a memória de grandes players do mercado, que se confunde com a do próprio setor, bem como compreender o processo de internacionalização da nossa indústria.

Além disso, revisita algumas das batalhas e conquistas importantes que alcançamos - como a criação da primeira feira nacional do setor de plástico - e traz um cenário da aplicabilidade do material nas diversas cadeias produtivas.

O plástico é um elemento fundamental da indústria do futuro. Está presente na nanotecnologia, na impressão 3D, drones, home robots, sensores flexíveis, entre outras soluções que terão uso cada vez mais frequente. Por isso, o livro não traz apenas o resgate do passado, mas também uma reflexão sobre os novos modelos de negócios e de produção, atrelados ao que chamamos de manufatura avançada ou indústria 4.0.

Assim, estamos documentando nesta edição não só nossa história até aqui, nesses 50 anos de caminhada da ABIPLAST e seus associados, mas também apontando para perenidade dessa indústria e da Associação, porque o futuro nos aguarda.

José Ricardo Roriz Coelho

Presidente

Imagem

CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR O LIVRO COMEMORATIVO DA ABIPLAST

Voltar